O ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSTAS METODOLÓGICAS COM O USO DO GOOGLE EARTH
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Além disso, a pesquisa visa melhorar o ensino de Geografia com a inserção de metodologias ativas e contribuir para dinamizar as aulas nas escolas de ensino básico a partir do uso de ferramentas digitais. O percurso metodológico do presente trabalho seguiu as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica; b) compilação e análise de informação no Google Earth e na BNCC; c) síntese dos dados coletados e elaboração de figuras e da atividade avaliativa. Pode-se inferir que esse software pode ser um potencializador do processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e dinâmico dos conteúdos de Climatologia. Evidenciou-se especificamente uma maior eficiência acerca dos temas sobre Ilhas de Calor, Efeito estufa, Inversão Térmica, Aquecimento Global, Zonas Térmicas, Biomas e Estações do Ano. Além disso, destaca-se que a BNCC enfatiza diversas habilidades que devem e podem ser alcançadas com o uso desse recurso digital. 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