O ENSINO DA GEOGRAFIA E A PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO (RO)
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93942 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA E A PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO (RO)" "resumo" => "O trabalho apresenta um estudo sobre a formação dos professores que atuam na rede básica de ensino do município de Porto Velho, com objetivo de analisar se a formação está de acordo com a Lei 13.415/2017, que define que os profissionais da educação terão que ministrar a disciplina de Geografia por meio de itinerários formativos integrados às demais áreas que estão inseridas nas Ciências Humanas. O foco da pesquisa está voltado para a análise da percepção dos professores sobre sua prática pedagógica, o processo formativo e as implicações de tais mudanças para o processo de aprendizagem dos alunos(as). Foi feita uma análise prévia acerca da estrutura curricular proveniente dessa reestruturação, buscando evidenciar a democracia pedagógica para concepção do documento, a relação de tais itinerários com os objetivos epistemológicos da disciplina e o reflexo disso na formação dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para a realização do estudo são o colégio militar D. Pedro II (antiga escola estadual), a E.E.F.M Major Guapindaia e a E.E.F.M Brasília. Como técnica de coleta de dados, posteriormente na próxima etapa da pesquisa, será aplicado questionários com o intuito de elucidar a problemática. Participarão desse estudo os professores de Geografia das escolas citadas. Acredita-se que os resultados possam contribuir para compreensão da reformulação o ensino médio e a aplicação da já citada Lei na disciplina de Geografia das escolas do município de Porto Velho-RO." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID951_TB375_24102023215853.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILETE FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROZILETE COSTA" "autor_email" => "costarozilete@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93942 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA E A PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO (RO)" "resumo" => "O trabalho apresenta um estudo sobre a formação dos professores que atuam na rede básica de ensino do município de Porto Velho, com objetivo de analisar se a formação está de acordo com a Lei 13.415/2017, que define que os profissionais da educação terão que ministrar a disciplina de Geografia por meio de itinerários formativos integrados às demais áreas que estão inseridas nas Ciências Humanas. O foco da pesquisa está voltado para a análise da percepção dos professores sobre sua prática pedagógica, o processo formativo e as implicações de tais mudanças para o processo de aprendizagem dos alunos(as). Foi feita uma análise prévia acerca da estrutura curricular proveniente dessa reestruturação, buscando evidenciar a democracia pedagógica para concepção do documento, a relação de tais itinerários com os objetivos epistemológicos da disciplina e o reflexo disso na formação dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para a realização do estudo são o colégio militar D. Pedro II (antiga escola estadual), a E.E.F.M Major Guapindaia e a E.E.F.M Brasília. Como técnica de coleta de dados, posteriormente na próxima etapa da pesquisa, será aplicado questionários com o intuito de elucidar a problemática. Participarão desse estudo os professores de Geografia das escolas citadas. Acredita-se que os resultados possam contribuir para compreensão da reformulação o ensino médio e a aplicação da já citada Lei na disciplina de Geografia das escolas do município de Porto Velho-RO." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID951_TB375_24102023215853.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILETE FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ROZILETE COSTA" "autor_email" => "costarozilete@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }