AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93974 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 1014 "titulo" => "AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa sobre a Avaliação Educacional surge da necessidade de investigar o que os professores de Geografia compreendem como avaliação, propondo-me entender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? Essa problemática traduz o objetivo geral dessa pesquisa: compreender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Quanto à pesquisa, há três momentos integrados: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa empírica – acompanhamento da prática docente da professora titular de Geografia de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas/RS. Se ensinar é transmitir signos, aprender seria interpretar os signos recebidos. Portanto, a aprendizagem ocorre quando os conhecimentos (signos) elencados passam a ser compreendidos pelos estudantes. A relevância de saber a diferença entre ensinar e aprender é que cada aula emite muitos signos aos estudantes, cuja interpretação precisa ser acompanhada pelo professor através da avaliação. A partir de então, a professora passou a conceber uma prática docente com vistas a uma educação processual, que avalia – reflete e tem uma tomada de ação (Jussara Hoffmann) frente ao que foi sendo observado. A professora deixou de enxergar a avaliação como um processo que observa e acompanha apenas o estudante, mas também como um processo que também tem vistas para o professor e a instituição de ensino (Cipriano Luckesi)." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1014_TB454_27112023234646.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "Rodrigo Fagunde" "autor_email" => "rodrigobfgeografia@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93974 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 1014 "titulo" => "AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa sobre a Avaliação Educacional surge da necessidade de investigar o que os professores de Geografia compreendem como avaliação, propondo-me entender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? Essa problemática traduz o objetivo geral dessa pesquisa: compreender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Quanto à pesquisa, há três momentos integrados: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa empírica – acompanhamento da prática docente da professora titular de Geografia de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas/RS. Se ensinar é transmitir signos, aprender seria interpretar os signos recebidos. Portanto, a aprendizagem ocorre quando os conhecimentos (signos) elencados passam a ser compreendidos pelos estudantes. A relevância de saber a diferença entre ensinar e aprender é que cada aula emite muitos signos aos estudantes, cuja interpretação precisa ser acompanhada pelo professor através da avaliação. A partir de então, a professora passou a conceber uma prática docente com vistas a uma educação processual, que avalia – reflete e tem uma tomada de ação (Jussara Hoffmann) frente ao que foi sendo observado. A professora deixou de enxergar a avaliação como um processo que observa e acompanha apenas o estudante, mas também como um processo que também tem vistas para o professor e a instituição de ensino (Cipriano Luckesi)." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 58: INTERAÇÕES UNIVERSIDADE E ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1014_TB454_27112023234646.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "Rodrigo Fagunde" "autor_email" => "rodrigobfgeografia@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }