A pesquisa sobre a Avaliação Educacional surge da necessidade de investigar o que os professores de Geografia compreendem como avaliação, propondo-me entender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? Essa problemática traduz o objetivo geral dessa pesquisa: compreender como a avaliação produzida por professores de Geografia contribui no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Quanto à pesquisa, há três momentos integrados: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa empírica – acompanhamento da prática docente da professora titular de Geografia de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas/RS. Se ensinar é transmitir signos, aprender seria interpretar os signos recebidos. Portanto, a aprendizagem ocorre quando os conhecimentos (signos) elencados passam a ser compreendidos pelos estudantes. A relevância de saber a diferença entre ensinar e aprender é que cada aula emite muitos signos aos estudantes, cuja interpretação precisa ser acompanhada pelo professor através da avaliação. A partir de então, a professora passou a conceber uma prática docente com vistas a uma educação processual, que avalia – reflete e tem uma tomada de ação (Jussara Hoffmann) frente ao que foi sendo observado. A professora deixou de enxergar a avaliação como um processo que observa e acompanha apenas o estudante, mas também como um processo que também tem vistas para o professor e a instituição de ensino (Cipriano Luckesi).