Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93659
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A evasão escolar é um problema global que compromete o acesso à educação e o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e da sociedade. A investigação envolveu análise sistemática da literatura, com foco em artigos científicos, relatórios governamentais e projetos de pesquisa que empregam Inteligência Artificial (IA) para enfrentar o desafio da evasão escolar. Consideraram-se estudos desenvolvidos em diferentes contextos educacionais e países, visando obter visão abrangente sobre a temática. Adotaram-se diversas abordagens, como o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para análise de dados educacionais, incluindo histórico escolar e informações socioeconômicas dos alunos. Essas análises permitem a identificação de padrões e indicadores precoces de evasão, permitindo intervenções tempestivas. Outra vertente relevante é o emprego de chatbots e assistentes virtuais para fornecer suporte personalizado aos estudantes, ajudando-os a lidar com desafios acadêmicos e emocionais. Essas ferramentas oferecem ambiente seguro e acessível aos alunos compartilharem suas dificuldades, reduzindo o isolamento e fomentando a permanência escolar. Os resultados apontam que a IA, aliada a outras tecnologias, apresenta significativo potencial em identificar, prevenir e mitigar a evasão. Além disso, sistemas de recomendação baseados em IA também se mostraram eficazes ao auxiliar os educadores na criação de estratégias de ensino individualizadas, que se adaptem às necessidades específicas de cada aluno, tornando o processo educacional mais engajador e relevante. Entretanto, é essencial destacar que o uso da IA no combate à evasão escolar apresenta desafios éticos e de privacidade, que devem ser abordados com cautela. A proteção dos dados dos estudantes e a garantia de que as decisões tomadas pelos algoritmos sejam justas e imparciais são questões cruciais a considerar. No entanto, é fundamental que as intervenções sejam pautadas em princípios éticos e em parceria com profissionais da educação, de modo a garantir uma abordagem abrangente e humanizada para a solução desse desafio educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID356_TB17_16102023160626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAEL ANTONIO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAEL"
    "autor_email" => "raphael299@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93659
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 356
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A evasão escolar é um problema global que compromete o acesso à educação e o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e da sociedade. A investigação envolveu análise sistemática da literatura, com foco em artigos científicos, relatórios governamentais e projetos de pesquisa que empregam Inteligência Artificial (IA) para enfrentar o desafio da evasão escolar. Consideraram-se estudos desenvolvidos em diferentes contextos educacionais e países, visando obter visão abrangente sobre a temática. Adotaram-se diversas abordagens, como o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para análise de dados educacionais, incluindo histórico escolar e informações socioeconômicas dos alunos. Essas análises permitem a identificação de padrões e indicadores precoces de evasão, permitindo intervenções tempestivas. Outra vertente relevante é o emprego de chatbots e assistentes virtuais para fornecer suporte personalizado aos estudantes, ajudando-os a lidar com desafios acadêmicos e emocionais. Essas ferramentas oferecem ambiente seguro e acessível aos alunos compartilharem suas dificuldades, reduzindo o isolamento e fomentando a permanência escolar. Os resultados apontam que a IA, aliada a outras tecnologias, apresenta significativo potencial em identificar, prevenir e mitigar a evasão. Além disso, sistemas de recomendação baseados em IA também se mostraram eficazes ao auxiliar os educadores na criação de estratégias de ensino individualizadas, que se adaptem às necessidades específicas de cada aluno, tornando o processo educacional mais engajador e relevante. Entretanto, é essencial destacar que o uso da IA no combate à evasão escolar apresenta desafios éticos e de privacidade, que devem ser abordados com cautela. A proteção dos dados dos estudantes e a garantia de que as decisões tomadas pelos algoritmos sejam justas e imparciais são questões cruciais a considerar. No entanto, é fundamental que as intervenções sejam pautadas em princípios éticos e em parceria com profissionais da educação, de modo a garantir uma abordagem abrangente e humanizada para a solução desse desafio educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID356_TB17_16102023160626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAEL ANTONIO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAEL"
    "autor_email" => "raphael299@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A evasão escolar é um problema global que compromete o acesso à educação e o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e da sociedade. A investigação envolveu análise sistemática da literatura, com foco em artigos científicos, relatórios governamentais e projetos de pesquisa que empregam Inteligência Artificial (IA) para enfrentar o desafio da evasão escolar. Consideraram-se estudos desenvolvidos em diferentes contextos educacionais e países, visando obter visão abrangente sobre a temática. Adotaram-se diversas abordagens, como o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para análise de dados educacionais, incluindo histórico escolar e informações socioeconômicas dos alunos. Essas análises permitem a identificação de padrões e indicadores precoces de evasão, permitindo intervenções tempestivas. Outra vertente relevante é o emprego de chatbots e assistentes virtuais para fornecer suporte personalizado aos estudantes, ajudando-os a lidar com desafios acadêmicos e emocionais. Essas ferramentas oferecem ambiente seguro e acessível aos alunos compartilharem suas dificuldades, reduzindo o isolamento e fomentando a permanência escolar. Os resultados apontam que a IA, aliada a outras tecnologias, apresenta significativo potencial em identificar, prevenir e mitigar a evasão. Além disso, sistemas de recomendação baseados em IA também se mostraram eficazes ao auxiliar os educadores na criação de estratégias de ensino individualizadas, que se adaptem às necessidades específicas de cada aluno, tornando o processo educacional mais engajador e relevante. Entretanto, é essencial destacar que o uso da IA no combate à evasão escolar apresenta desafios éticos e de privacidade, que devem ser abordados com cautela. A proteção dos dados dos estudantes e a garantia de que as decisões tomadas pelos algoritmos sejam justas e imparciais são questões cruciais a considerar. No entanto, é fundamental que as intervenções sejam pautadas em princípios éticos e em parceria com profissionais da educação, de modo a garantir uma abordagem abrangente e humanizada para a solução desse desafio educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.