Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

UNIVERSO INTERIOR: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93654
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "UNIVERSO INTERIOR: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP"
    "resumo" => "Ao relacionar o conteúdo dos capítulos a serem desenvolvidos em componentes da área de Linguagens, no 9º ano do Ensino Fundamental, foi observada pelos docentes a possibilidade de abordar de modo sistemático questões relacionadas ao âmbito socioemocional. Sendo assim, produziu-se um mapa de conexões com o objetivo de propiciar momentos de autorreflexão intensa, de modo que os estudantes pudessem reconhecer seus sentimentos e compartilhá-los em um ambiente seguro e empático, contribuindo, para seu desenvolvimento pessoal, focando nas competências socioemocionais, sem descaracterizar as expectativas de ensino e aprendizagem elencadas para o período. A proposta foi desenvolver, em Língua Portuguesa, os capítulos 1 (Universo interior - gênero textual conto psicológico) e 5 (A vida como ela é - crônica poética e humorística). O desenvolvimento das atividades, a partir do conteúdo do material didático, aprofundado mediante a utilização de obras artísticas e literárias, foi realizado mediante o agrupamento produtivo para leitura, discussão e produção; momentos de leitura reflexão e produção individual; socialização das produções e sistematização dos conhecimentos; atividades utilizando o modelo de rotação por estações; círculo de leitura de Harvey Daniels; ensino da gramática contextualizada. Os resultados obtidos superaram as expectativas, devido ao envolvimento voluntário intenso por parte de todos os estudantes. As produções escritas foram compartilhadas com a turma por meio de ferramentas digitais e suas versões finais expostas na escola para que todos tenham acesso. Os momentos de socialização, em especial, fizeram com que muitos sentimentos viessem à tona, despertando o choro (por lembrança ou empatia) em muitos estudantes, o que trouxe consigo o acolhimento dos colegas. Os próprios relataram ter sido um momento terapêutico em muitos sentidos, em que puderam expressar seus sentimentos, extravasá-los e se sentirem acolhidos por seus pares ao perceberem que suas angústias não são exclusivas e que podem contar com o apoio deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID447_TB8_23102023212740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN FERNANDA BLASIOLI SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "lilian.fsoares@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93654
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "UNIVERSO INTERIOR: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS A PARTIR DO MATERIAL DIDÁTICO DA REDE SESI - SP"
    "resumo" => "Ao relacionar o conteúdo dos capítulos a serem desenvolvidos em componentes da área de Linguagens, no 9º ano do Ensino Fundamental, foi observada pelos docentes a possibilidade de abordar de modo sistemático questões relacionadas ao âmbito socioemocional. Sendo assim, produziu-se um mapa de conexões com o objetivo de propiciar momentos de autorreflexão intensa, de modo que os estudantes pudessem reconhecer seus sentimentos e compartilhá-los em um ambiente seguro e empático, contribuindo, para seu desenvolvimento pessoal, focando nas competências socioemocionais, sem descaracterizar as expectativas de ensino e aprendizagem elencadas para o período. A proposta foi desenvolver, em Língua Portuguesa, os capítulos 1 (Universo interior - gênero textual conto psicológico) e 5 (A vida como ela é - crônica poética e humorística). O desenvolvimento das atividades, a partir do conteúdo do material didático, aprofundado mediante a utilização de obras artísticas e literárias, foi realizado mediante o agrupamento produtivo para leitura, discussão e produção; momentos de leitura reflexão e produção individual; socialização das produções e sistematização dos conhecimentos; atividades utilizando o modelo de rotação por estações; círculo de leitura de Harvey Daniels; ensino da gramática contextualizada. Os resultados obtidos superaram as expectativas, devido ao envolvimento voluntário intenso por parte de todos os estudantes. As produções escritas foram compartilhadas com a turma por meio de ferramentas digitais e suas versões finais expostas na escola para que todos tenham acesso. Os momentos de socialização, em especial, fizeram com que muitos sentimentos viessem à tona, despertando o choro (por lembrança ou empatia) em muitos estudantes, o que trouxe consigo o acolhimento dos colegas. Os próprios relataram ter sido um momento terapêutico em muitos sentidos, em que puderam expressar seus sentimentos, extravasá-los e se sentirem acolhidos por seus pares ao perceberem que suas angústias não são exclusivas e que podem contar com o apoio deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID447_TB8_23102023212740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN FERNANDA BLASIOLI SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LILIAN"
    "autor_email" => "lilian.fsoares@sesisp.org"
    "autor_ies" => "SESI SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ao relacionar o conteúdo dos capítulos a serem desenvolvidos em componentes da área de Linguagens, no 9º ano do Ensino Fundamental, foi observada pelos docentes a possibilidade de abordar de modo sistemático questões relacionadas ao âmbito socioemocional. Sendo assim, produziu-se um mapa de conexões com o objetivo de propiciar momentos de autorreflexão intensa, de modo que os estudantes pudessem reconhecer seus sentimentos e compartilhá-los em um ambiente seguro e empático, contribuindo, para seu desenvolvimento pessoal, focando nas competências socioemocionais, sem descaracterizar as expectativas de ensino e aprendizagem elencadas para o período. A proposta foi desenvolver, em Língua Portuguesa, os capítulos 1 (Universo interior - gênero textual conto psicológico) e 5 (A vida como ela é - crônica poética e humorística). O desenvolvimento das atividades, a partir do conteúdo do material didático, aprofundado mediante a utilização de obras artísticas e literárias, foi realizado mediante o agrupamento produtivo para leitura, discussão e produção; momentos de leitura reflexão e produção individual; socialização das produções e sistematização dos conhecimentos; atividades utilizando o modelo de rotação por estações; círculo de leitura de Harvey Daniels; ensino da gramática contextualizada. Os resultados obtidos superaram as expectativas, devido ao envolvimento voluntário intenso por parte de todos os estudantes. As produções escritas foram compartilhadas com a turma por meio de ferramentas digitais e suas versões finais expostas na escola para que todos tenham acesso. Os momentos de socialização, em especial, fizeram com que muitos sentimentos viessem à tona, despertando o choro (por lembrança ou empatia) em muitos estudantes, o que trouxe consigo o acolhimento dos colegas. Os próprios relataram ter sido um momento terapêutico em muitos sentidos, em que puderam expressar seus sentimentos, extravasá-los e se sentirem acolhidos por seus pares ao perceberem que suas angústias não são exclusivas e que podem contar com o apoio deles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.