Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93656
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 200
    "titulo" => "ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Anitta é uma das maiores figuras públicas da América Latina, representante principalmente da música pop no Brasil, e em toda sua carreira a cantora bebeu da fonte de diversos gêneros musicais, como funk, reggaeton, MPB, conseguindo alcançar diferentes pessoas, classes sociais, idades, e em diferentes nacionalidades. Através de seu trabalho, Anitta obteve influência cultural, social e política não somente em seu país de origem, como também em todos os outros em que seu trabalho já foi reconhecido, por exemplo Espanha, México, Peru e Argentina. Neste trabalho colocamos a seguinte questão: Como o hibridismo cultural se faz presente no sujeito constituinte Anitta, uma vez que pensar a cultura a partir de uma perspectiva pós-colonial, é pensá-la híbrida em todos os aspectos sociais? Entendemos, aqui, o hibridismo cultural como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (CANCLINI, 2013, p. XIX). Dito isso, conseguimos justificar, também, tamanha lógica na mistura de hits e gêneros musicais, assim como a cantora continua fazendo em sua carreira, pois toda inovação é uma espécie de adaptação, e encontros culturais que encorajam a criatividade (BURKE, 2003). Pretendemos, também, olhar para as questões de constituição do sujeito “Anitta” e toda a sua complexa relação dialógica e polifônica (BAKHTIN, 2006) estabelecida por meio de suas canções e sua subjetividade de artista. Todavia, a pesquisa também traz abordagens de como podemos levar este tema para a sala de aula, sendo possível trabalhar a interdisciplinaridade da área de linguagens por meio de suas músicas e clipes que vão além de melodias, pois também são interpretadas em outras línguas, trazendo repertórios e referências de diversos países, evidenciando o choque cultural presente em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID200_TB10_22102023193356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINALDO NATHAN DAVID DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RÉGIS"
    "autor_email" => "reginaldonathan@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93656
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 10
    "inscrito_id" => 200
    "titulo" => "ABORDANDO O HIBRIDISMO CULTURAL DE ANITTA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Anitta é uma das maiores figuras públicas da América Latina, representante principalmente da música pop no Brasil, e em toda sua carreira a cantora bebeu da fonte de diversos gêneros musicais, como funk, reggaeton, MPB, conseguindo alcançar diferentes pessoas, classes sociais, idades, e em diferentes nacionalidades. Através de seu trabalho, Anitta obteve influência cultural, social e política não somente em seu país de origem, como também em todos os outros em que seu trabalho já foi reconhecido, por exemplo Espanha, México, Peru e Argentina. Neste trabalho colocamos a seguinte questão: Como o hibridismo cultural se faz presente no sujeito constituinte Anitta, uma vez que pensar a cultura a partir de uma perspectiva pós-colonial, é pensá-la híbrida em todos os aspectos sociais? Entendemos, aqui, o hibridismo cultural como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (CANCLINI, 2013, p. XIX). Dito isso, conseguimos justificar, também, tamanha lógica na mistura de hits e gêneros musicais, assim como a cantora continua fazendo em sua carreira, pois toda inovação é uma espécie de adaptação, e encontros culturais que encorajam a criatividade (BURKE, 2003). Pretendemos, também, olhar para as questões de constituição do sujeito “Anitta” e toda a sua complexa relação dialógica e polifônica (BAKHTIN, 2006) estabelecida por meio de suas canções e sua subjetividade de artista. Todavia, a pesquisa também traz abordagens de como podemos levar este tema para a sala de aula, sendo possível trabalhar a interdisciplinaridade da área de linguagens por meio de suas músicas e clipes que vão além de melodias, pois também são interpretadas em outras línguas, trazendo repertórios e referências de diversos países, evidenciando o choque cultural presente em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID200_TB10_22102023193356.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINALDO NATHAN DAVID DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RÉGIS"
    "autor_email" => "reginaldonathan@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Anitta é uma das maiores figuras públicas da América Latina, representante principalmente da música pop no Brasil, e em toda sua carreira a cantora bebeu da fonte de diversos gêneros musicais, como funk, reggaeton, MPB, conseguindo alcançar diferentes pessoas, classes sociais, idades, e em diferentes nacionalidades. Através de seu trabalho, Anitta obteve influência cultural, social e política não somente em seu país de origem, como também em todos os outros em que seu trabalho já foi reconhecido, por exemplo Espanha, México, Peru e Argentina. Neste trabalho colocamos a seguinte questão: Como o hibridismo cultural se faz presente no sujeito constituinte Anitta, uma vez que pensar a cultura a partir de uma perspectiva pós-colonial, é pensá-la híbrida em todos os aspectos sociais? Entendemos, aqui, o hibridismo cultural como “processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas” (CANCLINI, 2013, p. XIX). Dito isso, conseguimos justificar, também, tamanha lógica na mistura de hits e gêneros musicais, assim como a cantora continua fazendo em sua carreira, pois toda inovação é uma espécie de adaptação, e encontros culturais que encorajam a criatividade (BURKE, 2003). Pretendemos, também, olhar para as questões de constituição do sujeito “Anitta” e toda a sua complexa relação dialógica e polifônica (BAKHTIN, 2006) estabelecida por meio de suas canções e sua subjetividade de artista. Todavia, a pesquisa também traz abordagens de como podemos levar este tema para a sala de aula, sendo possível trabalhar a interdisciplinaridade da área de linguagens por meio de suas músicas e clipes que vão além de melodias, pois também são interpretadas em outras línguas, trazendo repertórios e referências de diversos países, evidenciando o choque cultural presente em nossa sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.