Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

UTILIZAÇÃO DE TERRÁRIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93705
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TERRÁRIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Com base no ensino por investigação, a partir da problematização, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes e atividades práticas, onde ocorra a integração de conhecimentos e habilidades, é possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem efetivo acerca dos fenômenos científicos, propiciando a atuação dos estudantes como protagonistas e cidadãos críticos, motivando-os a participarem ativamente das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e expandirem o olhar para os ecossistemas e mais amplamente para a biosfera. Diante da necessidade de despertar essa autonomia do indivíduo na construção do conhecimento, o presente trabalho, utilizou-se também da metodologia de pesquisa bibliográfica. Teve como objetivo buscar novas estratégias metodológicas que aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem no estudo de fenômenos da natureza, dentre eles as relações que se estabelecem entre os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, possibilitando também o estudo de outros temas relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza. Pautada na pesquisa e na investigação, a utilização do terrário como instrumento de aprendizagem atrativo e acessível, se mostra eficaz na investigação dos fatores que interferem na manutenção de ecossistemas ao longo do tempo, propiciando o desenvolvimento das competências e habilidades desejáveis no ensino de Ciências da natureza e que são essenciais para a formação integral do estudante. Palavras-chave: Investigação; Terrário; Ecossistemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID977_TB107_07112023210525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY HELEN RISSO SILVA PAES"
    "autor_nome_curto" => "MARY HELEN"
    "autor_email" => "mhpaes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93705
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TERRÁRIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "Com base no ensino por investigação, a partir da problematização, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes e atividades práticas, onde ocorra a integração de conhecimentos e habilidades, é possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem efetivo acerca dos fenômenos científicos, propiciando a atuação dos estudantes como protagonistas e cidadãos críticos, motivando-os a participarem ativamente das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e expandirem o olhar para os ecossistemas e mais amplamente para a biosfera. Diante da necessidade de despertar essa autonomia do indivíduo na construção do conhecimento, o presente trabalho, utilizou-se também da metodologia de pesquisa bibliográfica. Teve como objetivo buscar novas estratégias metodológicas que aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem no estudo de fenômenos da natureza, dentre eles as relações que se estabelecem entre os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, possibilitando também o estudo de outros temas relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza. Pautada na pesquisa e na investigação, a utilização do terrário como instrumento de aprendizagem atrativo e acessível, se mostra eficaz na investigação dos fatores que interferem na manutenção de ecossistemas ao longo do tempo, propiciando o desenvolvimento das competências e habilidades desejáveis no ensino de Ciências da natureza e que são essenciais para a formação integral do estudante. Palavras-chave: Investigação; Terrário; Ecossistemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 1: Técnicas, tecnologia, inovação e transformação educacional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID977_TB107_07112023210525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY HELEN RISSO SILVA PAES"
    "autor_nome_curto" => "MARY HELEN"
    "autor_email" => "mhpaes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com base no ensino por investigação, a partir da problematização, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes e atividades práticas, onde ocorra a integração de conhecimentos e habilidades, é possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem efetivo acerca dos fenômenos científicos, propiciando a atuação dos estudantes como protagonistas e cidadãos críticos, motivando-os a participarem ativamente das atividades desenvolvidas no ambiente escolar e expandirem o olhar para os ecossistemas e mais amplamente para a biosfera. Diante da necessidade de despertar essa autonomia do indivíduo na construção do conhecimento, o presente trabalho, utilizou-se também da metodologia de pesquisa bibliográfica. Teve como objetivo buscar novas estratégias metodológicas que aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem no estudo de fenômenos da natureza, dentre eles as relações que se estabelecem entre os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, possibilitando também o estudo de outros temas relacionados ao Ensino de Ciências da Natureza. Pautada na pesquisa e na investigação, a utilização do terrário como instrumento de aprendizagem atrativo e acessível, se mostra eficaz na investigação dos fatores que interferem na manutenção de ecossistemas ao longo do tempo, propiciando o desenvolvimento das competências e habilidades desejáveis no ensino de Ciências da natureza e que são essenciais para a formação integral do estudante. Palavras-chave: Investigação; Terrário; Ecossistemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.