Este trabalho apresenta um estado do conhecimento cujo intuito é contribuir com as discussões acerca da Alfabetização Tecnológica no ensino de Ciências. Nessa perspectiva, realizamos um levantamento no recorte temporal de 2012 a 2022 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de elucidar como as últimas pesquisas compreendem a Alfabetização Tecnológica. Na compilação dos dados, selecionamos 12 estudos a partir dos critérios de inclusão. Para análise do corpus, utilizamos análise de conteúdo de Bardin. As categorias criadas a posteriori foram: 1) Natureza do Trabalho e 2) Conceito de Alfabetização Tecnológica e o seu silenciamento. Observou-se que o número de pesquisas sobre a temática ainda é escasso no decênio analisado. Evidenciou-se ainda a prevalência do termo Alfabetização Científica e Tecnológica nas pesquisas, nestas, foi notado a pouca preocupação em mencionar nos referenciais teóricos a definição e/ou aspectos que são inerentes a Alfabetização Tecnológica.