Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM SALAS AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93581
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1369
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM SALAS AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre percepção docente acerca do ensino de ciências no contexto das salas Ambiente. Foram entrevistados docentes que atuam na Secretaria de Educação (SEME) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), no estado do Espírito Santo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas objetivos e abertas, aplicado via ferramenta digital Google Form. Participaram da pesquisa 36 sujeitos, que responderam a questões objetivas e abertas sobre caracterização socioeconômica, formação acadêmica, atuação profissional, conceitos, atuação e planejamento de salas ambiente. Os resultaram indicaram uma positiva valorização do espaço das salas ambiente para o ensino em geral e para o ensino de ciências por permitir. Em especial, destaca-se que a configuração física da sala ambiente permite e induz à utilização de metodologias de ensino mais participativas e ativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3351_TB1369_12032023230153.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISTIAN KARLA INÁCIO DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "KRISTIAN"
    "autor_email" => "kriskamorais123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93581
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1369
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM SALAS AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre percepção docente acerca do ensino de ciências no contexto das salas Ambiente. Foram entrevistados docentes que atuam na Secretaria de Educação (SEME) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), no estado do Espírito Santo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas objetivos e abertas, aplicado via ferramenta digital Google Form. Participaram da pesquisa 36 sujeitos, que responderam a questões objetivas e abertas sobre caracterização socioeconômica, formação acadêmica, atuação profissional, conceitos, atuação e planejamento de salas ambiente. Os resultaram indicaram uma positiva valorização do espaço das salas ambiente para o ensino em geral e para o ensino de ciências por permitir. Em especial, destaca-se que a configuração física da sala ambiente permite e induz à utilização de metodologias de ensino mais participativas e ativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3351_TB1369_12032023230153.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISTIAN KARLA INÁCIO DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "KRISTIAN"
    "autor_email" => "kriskamorais123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre percepção docente acerca do ensino de ciências no contexto das salas Ambiente. Foram entrevistados docentes que atuam na Secretaria de Educação (SEME) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), no estado do Espírito Santo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas objetivos e abertas, aplicado via ferramenta digital Google Form. Participaram da pesquisa 36 sujeitos, que responderam a questões objetivas e abertas sobre caracterização socioeconômica, formação acadêmica, atuação profissional, conceitos, atuação e planejamento de salas ambiente. Os resultaram indicaram uma positiva valorização do espaço das salas ambiente para o ensino em geral e para o ensino de ciências por permitir. Em especial, destaca-se que a configuração física da sala ambiente permite e induz à utilização de metodologias de ensino mais participativas e ativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.