O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93496 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 2964 "titulo" => "O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS" "resumo" => "Este estudo buscou compreender como se organiza da disciplina Física e metodologia do ensino de Ciências na formação de pedagogos segundo o olhar de docentes formadores num curso de Pedagogia numa universidade pública. Analisamos, a luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a experiência docente em comparação as escolhas de disciplinas a serem ministradas e o comparativo entre domínio do conhecimento específico – Física/Ciências versus domínio do conhecimento didático-pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e com abordagem qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 7 docentes de Física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas subjetivas e dos currículos. Percebemos que a formação inicial em Física continua deficiente quando falamos de formação de caráter didático-pedagógico. Apesar se acreditarem estar bem-preparados para ministrarem uma disciplina para futuros pedagogos docentes, fica claro que docentes de Física possuem melhor preparação para as disciplinas de Física básica ou específica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2964_TB1229_13032023222436.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO ROCHA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao.prpassos@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93496 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 2964 "titulo" => "O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS" "resumo" => "Este estudo buscou compreender como se organiza da disciplina Física e metodologia do ensino de Ciências na formação de pedagogos segundo o olhar de docentes formadores num curso de Pedagogia numa universidade pública. Analisamos, a luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a experiência docente em comparação as escolhas de disciplinas a serem ministradas e o comparativo entre domínio do conhecimento específico – Física/Ciências versus domínio do conhecimento didático-pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e com abordagem qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 7 docentes de Física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas subjetivas e dos currículos. Percebemos que a formação inicial em Física continua deficiente quando falamos de formação de caráter didático-pedagógico. Apesar se acreditarem estar bem-preparados para ministrarem uma disciplina para futuros pedagogos docentes, fica claro que docentes de Física possuem melhor preparação para as disciplinas de Física básica ou específica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2964_TB1229_13032023222436.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO ROCHA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao.prpassos@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }