Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A VIDEOANÁLISE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93317
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 970
    "inscrito_id" => 1669
    "titulo" => "A VIDEOANÁLISE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma análise da percepção dos estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública federal do Rio de Janeiro sobre o uso de videoanálise como estratégia de ensino para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme. Utilizando como ferramenta o software Tracker, realizou-se uma intervenção educacional sobre o referido conteúdo, seguida da aplicação de um questionário. A análise das respostas obtidas permitiu o agrupamento destas em cinco categorias: atividade em grupo, utilização e operacionalização de computadores, softwares e sistemas operacionais, realização de atividades em laboratório virtual, compreensão de conceitos físicos e sentimentos em relação ao desenvolvimento da atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1669_TB970_12032023094413.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE MORAIS DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DUTRA"
    "autor_email" => "lucianamdutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO - CAP/UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93317
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 970
    "inscrito_id" => 1669
    "titulo" => "A VIDEOANÁLISE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma análise da percepção dos estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública federal do Rio de Janeiro sobre o uso de videoanálise como estratégia de ensino para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme. Utilizando como ferramenta o software Tracker, realizou-se uma intervenção educacional sobre o referido conteúdo, seguida da aplicação de um questionário. A análise das respostas obtidas permitiu o agrupamento destas em cinco categorias: atividade em grupo, utilização e operacionalização de computadores, softwares e sistemas operacionais, realização de atividades em laboratório virtual, compreensão de conceitos físicos e sentimentos em relação ao desenvolvimento da atividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1669_TB970_12032023094413.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE MORAIS DUTRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DUTRA"
    "autor_email" => "lucianamdutra@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO - CAP/UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise da percepção dos estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública federal do Rio de Janeiro sobre o uso de videoanálise como estratégia de ensino para o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme. Utilizando como ferramenta o software Tracker, realizou-se uma intervenção educacional sobre o referido conteúdo, seguida da aplicação de um questionário. A análise das respostas obtidas permitiu o agrupamento destas em cinco categorias: atividade em grupo, utilização e operacionalização de computadores, softwares e sistemas operacionais, realização de atividades em laboratório virtual, compreensão de conceitos físicos e sentimentos em relação ao desenvolvimento da atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.