Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93192
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 2367
    "titulo" => "A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "A falta de compreensão sobre ciência e tecnologia tem mobilizado várias ações, pois o analfabetismo científico no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Assim, no âmbito escolar é de fundamental importância que os professores incorporem práticas que explorem criticamente a divulgação científica. Nesse contexto, o presente artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização de materiais de divulgação científica e as representações sociais dos professores sobre essa utilização. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em entrevistas semi-estruturadas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise categorial temática proposta por Bardin. Os resultados evidenciam uma percepção positiva acerca da utilização de materiais de divulgação científica na sala de aula, ao mesmo tempo em que apontam para algumas dificuldades para sua efetiva incorporação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2367_TB790_13032023214239.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE IMPERADOR"
    "autor_nome_curto" => "Cristiane Imper"
    "autor_email" => "cristiane.imperador@alumn"
    "autor_ies" => "USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93192
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 790
    "inscrito_id" => 2367
    "titulo" => "A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "A falta de compreensão sobre ciência e tecnologia tem mobilizado várias ações, pois o analfabetismo científico no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Assim, no âmbito escolar é de fundamental importância que os professores incorporem práticas que explorem criticamente a divulgação científica. Nesse contexto, o presente artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização de materiais de divulgação científica e as representações sociais dos professores sobre essa utilização. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em entrevistas semi-estruturadas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise categorial temática proposta por Bardin. Os resultados evidenciam uma percepção positiva acerca da utilização de materiais de divulgação científica na sala de aula, ao mesmo tempo em que apontam para algumas dificuldades para sua efetiva incorporação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2367_TB790_13032023214239.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE IMPERADOR"
    "autor_nome_curto" => "Cristiane Imper"
    "autor_email" => "cristiane.imperador@alumn"
    "autor_ies" => "USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A falta de compreensão sobre ciência e tecnologia tem mobilizado várias ações, pois o analfabetismo científico no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Assim, no âmbito escolar é de fundamental importância que os professores incorporem práticas que explorem criticamente a divulgação científica. Nesse contexto, o presente artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização de materiais de divulgação científica e as representações sociais dos professores sobre essa utilização. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em entrevistas semi-estruturadas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise categorial temática proposta por Bardin. Os resultados evidenciam uma percepção positiva acerca da utilização de materiais de divulgação científica na sala de aula, ao mesmo tempo em que apontam para algumas dificuldades para sua efetiva incorporação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.