Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

AULA DE CAMPO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PLANÍCIE ALUVIAL DO RIO DOCE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93113
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 2628
    "titulo" => "AULA DE CAMPO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PLANÍCIE ALUVIAL DO RIO DOCE"
    "resumo" => "A aula de campo na planície aluvionar do rio Doce foi desenvolvida com alunos do curso de mestrado e doutorado, durante a influência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. Apontamos a necessidade de construir práticas pedagógicas interdisciplinares pautadas nos conceitos geocientíficos, considerando os aspectos fluviais da geomorfologia para a caracterização da área em estudo. A intervenção pedagógica formativa foi contextualizada por meio de folder informativo apresentado por pares. As percepções foram registradas nas grelhas de observação para realização do estudo. As atividades foram avaliadas positivamente, de modo que podem ser replicadas haja visto o potencial do ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2628_TB687_15112022113433.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA PEREIRA DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancapereiraneves@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93113
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 2628
    "titulo" => "AULA DE CAMPO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PLANÍCIE ALUVIAL DO RIO DOCE"
    "resumo" => "A aula de campo na planície aluvionar do rio Doce foi desenvolvida com alunos do curso de mestrado e doutorado, durante a influência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. Apontamos a necessidade de construir práticas pedagógicas interdisciplinares pautadas nos conceitos geocientíficos, considerando os aspectos fluviais da geomorfologia para a caracterização da área em estudo. A intervenção pedagógica formativa foi contextualizada por meio de folder informativo apresentado por pares. As percepções foram registradas nas grelhas de observação para realização do estudo. As atividades foram avaliadas positivamente, de modo que podem ser replicadas haja visto o potencial do ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 04 - Educação em Espaços não-formais e Divulgação Científica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2628_TB687_15112022113433.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA PEREIRA DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancapereiraneves@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A aula de campo na planície aluvionar do rio Doce foi desenvolvida com alunos do curso de mestrado e doutorado, durante a influência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. Apontamos a necessidade de construir práticas pedagógicas interdisciplinares pautadas nos conceitos geocientíficos, considerando os aspectos fluviais da geomorfologia para a caracterização da área em estudo. A intervenção pedagógica formativa foi contextualizada por meio de folder informativo apresentado por pares. As percepções foram registradas nas grelhas de observação para realização do estudo. As atividades foram avaliadas positivamente, de modo que podem ser replicadas haja visto o potencial do ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.