A didática proposta pela pedagogia histórico–crítica é composta por diferentes momentos não-lineares, e alicerçados em pressupostos dialéticos, entendendo a educação como mediadora da prática social. Este estudo objetivou compreender como o ensino de ciências incorporou o método pedagógico histórico-crítico. Foram analisados os anais do ENPEC nos anos 2017, 2019 e 2021, e as produções do banco de teses e dissertações da CAPES nos anos de 2019 a 2021. Identificamos 23 trabalhos, que foram analisados e classificados nas categorias: abordagem incidental, tópica ou filosófica-metodológica. Treze trabalhos foram classificados como apropriação filosófica-metodológica, o que revela avanços na articulação entre pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências, mas também indica que ainda há um processo a ser feito para que uma didática histórico-crítica fundamente o ensino de ciências consistentemente. Faz-se necessária uma formação fundamentada no materialismo histórico-dialético para que tenhamos um número mais expressivo de trabalhos dentro da perspectiva orientados pela lógica dialética.