OLIVEIRA, Suian Lino et al.. . Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/92946>. Acesso em: 08/11/2024 10:44
Neste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa nos sete livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021, com foco no conteúdo de Ácidos e Bases. Apesar dos termos ácidos e bases serem de uso comum, muitos não conhecem o verdadeiro conceito, isto ocorre porque o ensino de química é visto como um aglomerado de teorias abstratas, levando a memorização desse conhecimento e desvalorizando o real motivo para o ensino. O PNLD é responsável pela avaliação e disponibilização das obras didáticas que servem de base às práticas educativas aos professores e alunos das escolas públicas de educação básica brasileira. Assim, realizou-se a análise dos sete livros didáticos manual do professor, verificando a abordagem do contexto histórico. O presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino.