Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ABORDAGEM REFERENTE À NATUREZA DA CIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM LEVANTAMENTO A PARTIR DOS ANAIS DO ENPEC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92857
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 1809
    "titulo" => "ABORDAGEM REFERENTE À NATUREZA DA CIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM LEVANTAMENTO A PARTIR DOS ANAIS DO ENPEC"
    "resumo" => "Atualmente existe uma concordância entre os pesquisadores da área do Ensino de Ciências de que um dos principais objetivos da alfabetização científica seja que os estudantes tenham maior compreensão sobre natureza da ciência (NdC) e a investigação científica (IC). Esses aspectos da NdC e IC, quando esclarecidos no Ensino de Ciências, objetivam desmistificar conceitos sobre o cientista e o processo de se fazer ciência. Assim, a presente pesquisa analisou, por meio de um levantamento bibliográfico, quais são os principais temas pesquisados em NdC e IC nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) na área de História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Na análise, constatou-se que os temas de NdC aparecem em sua grande maioria por uma lista de aspectos, porém tendendo essa visão de listas. Quanto aos temas de IC, ficou evidente que os conhecimentos são pouco debatidos nas pesquisas analisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1809_TB349_27022023144017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.pessoa@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92857
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 1809
    "titulo" => "ABORDAGEM REFERENTE À NATUREZA DA CIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM LEVANTAMENTO A PARTIR DOS ANAIS DO ENPEC"
    "resumo" => "Atualmente existe uma concordância entre os pesquisadores da área do Ensino de Ciências de que um dos principais objetivos da alfabetização científica seja que os estudantes tenham maior compreensão sobre natureza da ciência (NdC) e a investigação científica (IC). Esses aspectos da NdC e IC, quando esclarecidos no Ensino de Ciências, objetivam desmistificar conceitos sobre o cientista e o processo de se fazer ciência. Assim, a presente pesquisa analisou, por meio de um levantamento bibliográfico, quais são os principais temas pesquisados em NdC e IC nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) na área de História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Na análise, constatou-se que os temas de NdC aparecem em sua grande maioria por uma lista de aspectos, porém tendendo essa visão de listas. Quanto aos temas de IC, ficou evidente que os conhecimentos são pouco debatidos nas pesquisas analisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 03 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1809_TB349_27022023144017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.pessoa@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Atualmente existe uma concordância entre os pesquisadores da área do Ensino de Ciências de que um dos principais objetivos da alfabetização científica seja que os estudantes tenham maior compreensão sobre natureza da ciência (NdC) e a investigação científica (IC). Esses aspectos da NdC e IC, quando esclarecidos no Ensino de Ciências, objetivam desmistificar conceitos sobre o cientista e o processo de se fazer ciência. Assim, a presente pesquisa analisou, por meio de um levantamento bibliográfico, quais são os principais temas pesquisados em NdC e IC nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) na área de História, Filosofia e Sociologia da Ciência. Na análise, constatou-se que os temas de NdC aparecem em sua grande maioria por uma lista de aspectos, porém tendendo essa visão de listas. Quanto aos temas de IC, ficou evidente que os conhecimentos são pouco debatidos nas pesquisas analisadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.