Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A SOFISTICAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92847
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => "A SOFISTICAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE"
    "resumo" => "Este estudo debruçou-se sobre as integrações entre distintos conhecimentos docentes promovidas por licenciandos em química no contexto de participação na metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, em que discutiram sobre questões sociocientíficas no ensino de ciências. Embasou-se no conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, particularmente no modelo de Park e Chen (2012). Os dados foram obtidos por meio de fórum, questionário e entrevista, e submetidos à Análise Textual Discursiva. Dentre as diversas integrações na base de conhecimentos docentes realizadas pelos participantes do estudo e as inferências para a formação de professores de ciências delas obtidas, destacou-se a interação entre Conhecimento de Currículo, Orientações para o ensino de ciências e Conhecimento de estratégias instrucionais para o ensino de ciências. Observou-se que esta integração implica em abordagens de ensino bem fundamentadas, fornecendo indícios sobre a construção de um PCK que, embora inicial, mostra-se sofisticado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID986_TB337_08112022133707.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "kellycarolineoliveira@out"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92847
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 986
    "titulo" => "A SOFISTICAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE"
    "resumo" => "Este estudo debruçou-se sobre as integrações entre distintos conhecimentos docentes promovidas por licenciandos em química no contexto de participação na metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, em que discutiram sobre questões sociocientíficas no ensino de ciências. Embasou-se no conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, particularmente no modelo de Park e Chen (2012). Os dados foram obtidos por meio de fórum, questionário e entrevista, e submetidos à Análise Textual Discursiva. Dentre as diversas integrações na base de conhecimentos docentes realizadas pelos participantes do estudo e as inferências para a formação de professores de ciências delas obtidas, destacou-se a interação entre Conhecimento de Currículo, Orientações para o ensino de ciências e Conhecimento de estratégias instrucionais para o ensino de ciências. Observou-se que esta integração implica em abordagens de ensino bem fundamentadas, fornecendo indícios sobre a construção de um PCK que, embora inicial, mostra-se sofisticado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID986_TB337_08112022133707.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "kellycarolineoliveira@out"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo debruçou-se sobre as integrações entre distintos conhecimentos docentes promovidas por licenciandos em química no contexto de participação na metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, em que discutiram sobre questões sociocientíficas no ensino de ciências. Embasou-se no conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, particularmente no modelo de Park e Chen (2012). Os dados foram obtidos por meio de fórum, questionário e entrevista, e submetidos à Análise Textual Discursiva. Dentre as diversas integrações na base de conhecimentos docentes realizadas pelos participantes do estudo e as inferências para a formação de professores de ciências delas obtidas, destacou-se a interação entre Conhecimento de Currículo, Orientações para o ensino de ciências e Conhecimento de estratégias instrucionais para o ensino de ciências. Observou-se que esta integração implica em abordagens de ensino bem fundamentadas, fornecendo indícios sobre a construção de um PCK que, embora inicial, mostra-se sofisticado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.