Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E AS REVERBERAÇÕES DAS EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93042
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 177
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E AS REVERBERAÇÕES DAS EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "O conhecimento histórico-científico proposto nos currículos escolares busca se ajustar as mudanças de percepção da realidade e a evolução tecno-científica que permeiam as relações socioeconômicas, culturais e de saberes dos sujeitos. Com isso, reflexões em torno da natureza do conhecimento científico e dos modelos usados na Ciência e em seu ensino na educação básica são necessárias para o debate e a consolidação da prática docente. Propomos neste artigo uma tentativa de aproximação dos pressupostos epistemológicos da Ciência em relação à Química para tecermos considerações sobre a estruturação dos conhecimentos científico-filosóficos nela ancorados e as implicações sobre o ensino e formação docente em química, mediante aos reflexos das correntes de pensamentos sobre a estrutura dos modelos didático-pedagógicos de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID177_TB590_18022023183328.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL LAURINDO COSTA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL"
    "autor_email" => "isma_jr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93042
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 177
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E AS REVERBERAÇÕES DAS EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "O conhecimento histórico-científico proposto nos currículos escolares busca se ajustar as mudanças de percepção da realidade e a evolução tecno-científica que permeiam as relações socioeconômicas, culturais e de saberes dos sujeitos. Com isso, reflexões em torno da natureza do conhecimento científico e dos modelos usados na Ciência e em seu ensino na educação básica são necessárias para o debate e a consolidação da prática docente. Propomos neste artigo uma tentativa de aproximação dos pressupostos epistemológicos da Ciência em relação à Química para tecermos considerações sobre a estruturação dos conhecimentos científico-filosóficos nela ancorados e as implicações sobre o ensino e formação docente em química, mediante aos reflexos das correntes de pensamentos sobre a estrutura dos modelos didático-pedagógicos de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID177_TB590_18022023183328.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL LAURINDO COSTA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL"
    "autor_email" => "isma_jr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O conhecimento histórico-científico proposto nos currículos escolares busca se ajustar as mudanças de percepção da realidade e a evolução tecno-científica que permeiam as relações socioeconômicas, culturais e de saberes dos sujeitos. Com isso, reflexões em torno da natureza do conhecimento científico e dos modelos usados na Ciência e em seu ensino na educação básica são necessárias para o debate e a consolidação da prática docente. Propomos neste artigo uma tentativa de aproximação dos pressupostos epistemológicos da Ciência em relação à Química para tecermos considerações sobre a estruturação dos conhecimentos científico-filosóficos nela ancorados e as implicações sobre o ensino e formação docente em química, mediante aos reflexos das correntes de pensamentos sobre a estrutura dos modelos didático-pedagógicos de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.