Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA BRICOLAGEM EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92704
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1013
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA BRICOLAGEM EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver e analisar um material didático adaptado para o ensino de Ciências em uma proposta que se aproxima da estratégia de Bricolagem Educacional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando um material didático produzido para este estudo. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para os professores e alunos de uma escola pública, no município de Belém, no estado do Pará. Os resultados apontam que os instrumentos didáticos construídos se mostraram apropriados para o processo de aprendizagem dos alunos investigados, apresentando potencial para o ensino como elemento reforçador de objetos do conhecimento. Assim, concluiu-se que, neste estudo, a utilização do instrumento didático mostrou ser adequado e atrativo para o ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1013_TB144_16032023183106.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERMINA LUCIANE OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Luciane"
    "autor_email" => "erminaoliveira4455@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92704
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1013
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA BRICOLAGEM EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver e analisar um material didático adaptado para o ensino de Ciências em uma proposta que se aproxima da estratégia de Bricolagem Educacional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando um material didático produzido para este estudo. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para os professores e alunos de uma escola pública, no município de Belém, no estado do Pará. Os resultados apontam que os instrumentos didáticos construídos se mostraram apropriados para o processo de aprendizagem dos alunos investigados, apresentando potencial para o ensino como elemento reforçador de objetos do conhecimento. Assim, concluiu-se que, neste estudo, a utilização do instrumento didático mostrou ser adequado e atrativo para o ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1013_TB144_16032023183106.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERMINA LUCIANE OLIVEIRA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Luciane"
    "autor_email" => "erminaoliveira4455@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver e analisar um material didático adaptado para o ensino de Ciências em uma proposta que se aproxima da estratégia de Bricolagem Educacional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando um material didático produzido para este estudo. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para os professores e alunos de uma escola pública, no município de Belém, no estado do Pará. Os resultados apontam que os instrumentos didáticos construídos se mostraram apropriados para o processo de aprendizagem dos alunos investigados, apresentando potencial para o ensino como elemento reforçador de objetos do conhecimento. Assim, concluiu-se que, neste estudo, a utilização do instrumento didático mostrou ser adequado e atrativo para o ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.