UM MEIO ALTERNATIVO PARA AS COMUNIDADES RURAIS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9265 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 985 "titulo" => "UM MEIO ALTERNATIVO PARA AS COMUNIDADES RURAIS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Este artigo propõe algumas reflexões sobre as técnicas agropastoris (broca e queimada, destocamento, preparo do solo (lavra) e semeadura) utilizadas de forma inadequada pelos agricultores, em especial nos municípios de São Mamede e Patos, localizados no Estado da Paraíba. O objetivo deste é promover e divulgar a aquisição de conhecimentos na perspectiva da Educação Ambiental Contextualizada tradicional, para a compreensão da estrutura do meio rural compatíveis com a realidade vivenciada pelo campesino, relativo ao comportamento, relação e atitude amparado sob o meio ambiente do paradigma sustentável. A metodologia empregada embasou-se no método empírico-analítico utilizado por Gil (1999) e a técnica utilizada nesse estudo foi a exploratório-descritiva, baseada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo (SAMPIERI, et. al., 2006). Os resultados demostram que as técnicas utilizadas e praticadas por estes atores sociais, se fazem sentir principalmente nos recursos naturais, intensificando a degradação das terras, especialmente quando os solos, por meio da exploração da cobertura vegetal, mau uso do solo e recursos hídricos. Além de serem propostas práticas sustentáveis no campesinato a partir da implementação da Educação Ambiental Contextualizada do Semiárido Brasileiro (SAB), enquanto espaço associativista e coperativista, sob o contexto de uma educação para a convivência com o SAB, baseado em estudos realizados pela a ASA (2010), Silva (2007), Küster & Marti (2010) e Gliessman (2005). A fim de aprofundar ainda mais as questões ligadas à relação entre o meio rural, as comunidades e impactos causados por meio de propostas ambientais, numa contextualização fomentada na forma de lidar e conviver com a seca e a terra sem desistir deste meio(evitando o êxodo rural), através de alternativas regionais e/ou locais, baseadas em trabalhos educacionais por meio das experienciais vivenciadas pelo o homem do campo, através da troca de conhecimento e experiências, cuja operacionalidade deve estar inserida sob o prisma da Sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONTEXTUALIZADA, DEGRADAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_13_15_31_idinscrito_985_975b76a2143dac7e4c40ae4ea6a08c1f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARETUZA CANDEIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "DRª ARETUZA" "autor_email" => "tuzacm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9265 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 985 "titulo" => "UM MEIO ALTERNATIVO PARA AS COMUNIDADES RURAIS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Este artigo propõe algumas reflexões sobre as técnicas agropastoris (broca e queimada, destocamento, preparo do solo (lavra) e semeadura) utilizadas de forma inadequada pelos agricultores, em especial nos municípios de São Mamede e Patos, localizados no Estado da Paraíba. O objetivo deste é promover e divulgar a aquisição de conhecimentos na perspectiva da Educação Ambiental Contextualizada tradicional, para a compreensão da estrutura do meio rural compatíveis com a realidade vivenciada pelo campesino, relativo ao comportamento, relação e atitude amparado sob o meio ambiente do paradigma sustentável. A metodologia empregada embasou-se no método empírico-analítico utilizado por Gil (1999) e a técnica utilizada nesse estudo foi a exploratório-descritiva, baseada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo (SAMPIERI, et. al., 2006). Os resultados demostram que as técnicas utilizadas e praticadas por estes atores sociais, se fazem sentir principalmente nos recursos naturais, intensificando a degradação das terras, especialmente quando os solos, por meio da exploração da cobertura vegetal, mau uso do solo e recursos hídricos. Além de serem propostas práticas sustentáveis no campesinato a partir da implementação da Educação Ambiental Contextualizada do Semiárido Brasileiro (SAB), enquanto espaço associativista e coperativista, sob o contexto de uma educação para a convivência com o SAB, baseado em estudos realizados pela a ASA (2010), Silva (2007), Küster & Marti (2010) e Gliessman (2005). A fim de aprofundar ainda mais as questões ligadas à relação entre o meio rural, as comunidades e impactos causados por meio de propostas ambientais, numa contextualização fomentada na forma de lidar e conviver com a seca e a terra sem desistir deste meio(evitando o êxodo rural), através de alternativas regionais e/ou locais, baseadas em trabalhos educacionais por meio das experienciais vivenciadas pelo o homem do campo, através da troca de conhecimento e experiências, cuja operacionalidade deve estar inserida sob o prisma da Sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONTEXTUALIZADA, DEGRADAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_13_15_31_idinscrito_985_975b76a2143dac7e4c40ae4ea6a08c1f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARETUZA CANDEIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "DRª ARETUZA" "autor_email" => "tuzacm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }