Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICA DIALÓGICA ARGUMENTATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMINHO PARA A PRÁXIS DOCENTE REFLEXIVA

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, PRÁTICA DIALÓGICA, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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O objetivo desse trabalho é investigar a ação-reflexão-ação docente, nas aulas de educação ambiental, por meio do diálogo argumentativo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada em uma escola pública da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata-PE. As técnicas e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a videogravação, observação e diário de campo, sendo neste trabalho focalizada a videogravação e a transcrição especificamente das aulas, especificamente de Educação Ambiental. Os resultados deste trabalho nos indica a ação-reflexão-ação docente mediante os argumentos trazidos pelos/as educandos/as, levando-a a refletir sobre sua prática didático-pedagógica, instaurada nas aulas de educação ambiental. Nesse processo reflexivo a decente considerou que precisam rever suas práticas, sendo reavaliadas, afim de que as mesmas possam favorecer um diálogo argumentativo, com a finalidade da construção do conhecimento coletivo, acerca das questões socioambientais. Concluímos sobre a necessidade de formação continuada, a fim de que os/as educandos/as possam refletir coletivamente sobre novas estratégias didáticas pautadas em diálogos argumentativos, possibilitando assim uma reflexão crítica sobre suas ações na sala de aula, e assim favoreça a mudança de paradigma, além da inserção do diálogo argumentativo neste espaço docente a cerca das questões ambientais.A prática didático-pedagógica na sala de aula que tem como princípio norteador o diálogo, possibilita a comunicaç&atil" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, PRÁTICA DIALÓGICA, AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_11_23_idinscrito_885_d9abf190c51b1a6c14e5fd374398d5e7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "RENATA ALVES" "autor_email" => "renataalvesdebrito@gmail." 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A prática didático-pedagógica na sala de aula que tem como princípio norteador o diálogo, possibilita a comunicação entre os educandos/as e educadores/as, favorecendo aos que estão envolvidos a oportunidade de expressarem seus pontos de vista, valores, sua visão de mundo, que podem ampliar seus conhecimentos a partir da interação com os outros. O objetivo desse trabalho é investigar a ação-reflexão-ação docente, nas aulas de educação ambiental, por meio do diálogo argumentativo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada em uma escola pública da rede municipal na cidade de São Lourenço da Mata-PE. As técnicas e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a videogravação, observação e diário de campo, sendo neste trabalho focalizada a videogravação e a transcrição especificamente das aulas, especificamente de Educação Ambiental. Os resultados deste trabalho nos indica a ação-reflexão-ação docente mediante os argumentos trazidos pelos/as educandos/as, levando-a a refletir sobre sua prática didático-pedagógica, instaurada nas aulas de educação ambiental. Nesse processo reflexivo a decente considerou que precisam rever suas práticas, sendo reavaliadas, afim de que as mesmas possam favorecer um diálogo argumentativo, com a finalidade da construção do conhecimento coletivo, acerca das questões socioambientais. Concluímos sobre a necessidade de formação continuada, a fim de que os/as educandos/as possam refletir coletivamente sobre novas estratégias didáticas pautadas em diálogos argumentativos, possibilitando assim uma reflexão crítica sobre suas ações na sala de aula, e assim favoreça a mudança de paradigma, além da inserção do diálogo argumentativo neste espaço docente a cerca das questões ambientais.

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