A DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PÓS-ESCOLA: CURRICULO E DIVERSIDADE.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8327 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 3589 "titulo" => "A DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PÓS-ESCOLA: CURRICULO E DIVERSIDADE." "resumo" => "O artigo ora em discussão apresenta proposta do projeto do Pibic - cota 2014-15, sob o titulo: A descolonização do conhecimento e a construção de uma pós-escola: currículo e diversidade - em desenvolvimento numa escola publica da cidade de Campina Grande – PB. A presente proposta visa conhecer a dinâmica de construção do currículo escolar bem como as políticas de atualização e formação de professores e sua implementação no cotidiano escolar, sobretudo, no que diz respeito às atualizações do currículo e do corpo docente, identificando as suas inserções nas temáticas que tem como foco a diversidade e o multiculturalismo. Tal proposição situa-se no âmbito dos debates que norteiam as orientações para uma educação da diversidade em oposição ao etnocentrismo, tendo como foco o debate e a construção de um currículo que se paute por novos paradigmas, entre eles as teorias pós-coloniais e os Estudos Culturais e se norteie por flexões inspiradas em marcos legais como a Constituição Federal; a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos Temas Transversais e as Leis 10. 639/03 e 11.648/08, mais especificamente nos artigos que se destinam a uma orientação para políticas e condutas de reconhecimento e convivência com a sociodiversidade brasileira e latino-americana. O desenvolvimento, todavia da presente discussão não produz ressonância sem antes a discussão acerca da questão dos Direitos Humanos e sua abrangência espaço-cultural em seu principio universal. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento das condições materiais e intelectuais das questões pertinentes ao desenvolvimento dos debates a cerca do tema diversidade (respeito às diferenças) e da compreensão da noção de currículo, junto ao corpo discente e docente através de diálogos e questionários, visando a proposição de novas formas de intervenção, bem como, de novos temas e abordagens na pratica cotidiana escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_15_39_19_idinscrito_3589_a5bcbfe1a4aef579c2af4b98553537fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA MARIA BENTO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelmastory@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8327 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 3589 "titulo" => "A DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PÓS-ESCOLA: CURRICULO E DIVERSIDADE." "resumo" => "O artigo ora em discussão apresenta proposta do projeto do Pibic - cota 2014-15, sob o titulo: A descolonização do conhecimento e a construção de uma pós-escola: currículo e diversidade - em desenvolvimento numa escola publica da cidade de Campina Grande – PB. A presente proposta visa conhecer a dinâmica de construção do currículo escolar bem como as políticas de atualização e formação de professores e sua implementação no cotidiano escolar, sobretudo, no que diz respeito às atualizações do currículo e do corpo docente, identificando as suas inserções nas temáticas que tem como foco a diversidade e o multiculturalismo. Tal proposição situa-se no âmbito dos debates que norteiam as orientações para uma educação da diversidade em oposição ao etnocentrismo, tendo como foco o debate e a construção de um currículo que se paute por novos paradigmas, entre eles as teorias pós-coloniais e os Estudos Culturais e se norteie por flexões inspiradas em marcos legais como a Constituição Federal; a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos Temas Transversais e as Leis 10. 639/03 e 11.648/08, mais especificamente nos artigos que se destinam a uma orientação para políticas e condutas de reconhecimento e convivência com a sociodiversidade brasileira e latino-americana. O desenvolvimento, todavia da presente discussão não produz ressonância sem antes a discussão acerca da questão dos Direitos Humanos e sua abrangência espaço-cultural em seu principio universal. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento das condições materiais e intelectuais das questões pertinentes ao desenvolvimento dos debates a cerca do tema diversidade (respeito às diferenças) e da compreensão da noção de currículo, junto ao corpo discente e docente através de diálogos e questionários, visando a proposição de novas formas de intervenção, bem como, de novos temas e abordagens na pratica cotidiana escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_15_39_19_idinscrito_3589_a5bcbfe1a4aef579c2af4b98553537fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA MARIA BENTO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelmastory@hotmail.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }