Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO APOIO ÀS AULAS REMOTAS DURANTE A FASE DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92628
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 774
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO APOIO ÀS AULAS REMOTAS DURANTE A FASE DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas abordagens pedagógicas adotadas por professores de ciências para enfrentar as dificuldades impostas pelo isolamento social devido a pandemia de Covid-19. Nesse período a sala de aula passou a ser virtual e as ferramentas digitais passaram a ter um papel importante na interação entre professor e aluno. Participaram dessa pesquisa 28 professores de ciências lotados em escolas públicas do Ceará. Os professores responderam um questionário, analisado conforme os princípios da Análise Textual Discursiva. Os resultados são apresentados em duas categorias de análise: Abordagens pedagógicas virtuais e seus desafios e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e práticas pedagógicas. Na primeira evidencia-se as dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências como a falta de recursos. Na segunda, os professores relatam quais ferramentas utilizaram e discute-se sobre a possibilidade de continuar utilizando após período de isolamento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID774_TB47_22022023140017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "prof.halysongomes@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92628
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 774
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO APOIO ÀS AULAS REMOTAS DURANTE A FASE DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas abordagens pedagógicas adotadas por professores de ciências para enfrentar as dificuldades impostas pelo isolamento social devido a pandemia de Covid-19. Nesse período a sala de aula passou a ser virtual e as ferramentas digitais passaram a ter um papel importante na interação entre professor e aluno. Participaram dessa pesquisa 28 professores de ciências lotados em escolas públicas do Ceará. Os professores responderam um questionário, analisado conforme os princípios da Análise Textual Discursiva. Os resultados são apresentados em duas categorias de análise: Abordagens pedagógicas virtuais e seus desafios e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e práticas pedagógicas. Na primeira evidencia-se as dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências como a falta de recursos. Na segunda, os professores relatam quais ferramentas utilizaram e discute-se sobre a possibilidade de continuar utilizando após período de isolamento social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID774_TB47_22022023140017.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES"
    "autor_email" => "prof.halysongomes@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas abordagens pedagógicas adotadas por professores de ciências para enfrentar as dificuldades impostas pelo isolamento social devido a pandemia de Covid-19. Nesse período a sala de aula passou a ser virtual e as ferramentas digitais passaram a ter um papel importante na interação entre professor e aluno. Participaram dessa pesquisa 28 professores de ciências lotados em escolas públicas do Ceará. Os professores responderam um questionário, analisado conforme os princípios da Análise Textual Discursiva. Os resultados são apresentados em duas categorias de análise: Abordagens pedagógicas virtuais e seus desafios e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e práticas pedagógicas. Na primeira evidencia-se as dificuldades enfrentadas pelos professores de ciências como a falta de recursos. Na segunda, os professores relatam quais ferramentas utilizaram e discute-se sobre a possibilidade de continuar utilizando após período de isolamento social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.