A pesquisa objetivou verificar indícios de progressividade de aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais (MC) elaborados durante uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o conteúdo de Zoologia dos Invertebrados. Para verificar os indícios de aprendizagem significativa e sua progressividade, os MC foram analisados de acordo com quatro categorias: 1) Filos e Características Gerais; 2) Morfologia e Reprodução; 3) Habitat e Locomoção; 4) Temáticas e Representantes. Para avaliar a aprendizagem foram utilizados critérios: Compreende Totalmente (CT), Compreende Parcialmente (CP), Não Compreende (NC) e Não Inclui Conceito (NIC). Os resultados indicam que o ensino organizado pelo modelo de UEPS utilizando variados recursos e estratégias favorece a aprendizagem dos estudantes, oportunizando múltiplos momentos para atribuição de significados, viabilizando a ocorrência de progressividade da aprendizagem significativa. Os MC progressivos são potenciais recursos de avaliação da aprendizagem evidenciado por meio da inclusão de conceitos e/ou sua negociação no decorrer do desenvolvimento.