AZEVEDO, Nikolas Bigler De et al.. Samba enredo e os diferentes berços reais. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9228>. Acesso em: 23/12/2024 15:24
O projeto Samba-enredo: Informação e Profissionalização nas escolas que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “Desafios Contextuais e Subjetividade”, pretende trazer à discussão o uso do samba-enredo como uma alternativa pedagógica para minimizar a defasagem informativa dos professores, especialmente do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio brasileiros, sobre a “História da África, Cultura Africana e Afro-brasileira”, conforme estabelecido pela Lei 10.639/03. No caso específico deste trabalho o samba-enredo intitulado "Áfricas: do Berço Real à Corte Brasiliana”, trazido a público pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis no ano 2007, contempla o objetivo. Com uma linguagem acessível em seu discurso e de fácil entendimento para diferentes grupos sociais a composição possui meios de ampliar o universo da compreensão não só da resistência dos negros, utilizando táticas e estratégia de guerra contra os colonizadores, mas principalmente de sua existência como construtores da história do Brasil de do mundo. A música contem várias informações que podem ser trabalhadas como conteúdo pedagógico conforme prescrito pela Lei, mas neste aqui estão em destaque as que versam sobre os mitos africanos, a fé nagô (ioruba), a rainha Nzinga, o quilombo e da “Pequena África”.