Desde a aprovação da Lei nº 11.769/08 que torna o ensino da música obrigatório na Educação Básica muito tem sido discutido e realizado na área da Educação Musical visando uma efetiva implementação desse ensino. Políticas e ações para o favorecimento da formação docente podem auxiliar esse processo como a expansão e o fortalecimento do ensino superior, a formação inicial e continuada, os programas de pós-graduação, a concessão de bolsas de estudos em programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o PRODOCÊNCIA (programa de consolidação das licenciaturas), entre outras ações. O objetivo desse trabalho é compreender alguns dos desafios e perspectivas para a formação do educador musical na atualidade. Para tanto, utilizamos uma pesquisa bibliográfica a partir da temática formação docente do educador musical. Os resultados apontam desafios como: lacunas na formação inicial, a necessidade de uma formação para a diversidade e os diferentes contextos socioculturais em que o educador musical pode atuar. E entre as perspectivas podemos destacar: o aprimoramento da formação inicial, por meio de mudanças e reestruturações curriculares, o fortalecimento do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura que permitem a reflexão-na-ação, preparando o licenciando para a situação real de sua profissão, os programas de formação continuada e pós-graduação que atualmente recebem forte incentivo das políticas governamentais. Concluímos considerando que a compreensão dos desafios e perspectivas para a formação do educador musical pode contribuir com essa formação, favorecendo sua atuação profissional.