RELATO DE ACADÊMICOS ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA DURANTE O ENSINO BÁSICO
"2022-07-12 14:47:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92255 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 3768 "inscrito_id" => 16163 "titulo" => "RELATO DE ACADÊMICOS ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA DURANTE O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Atualmente, é uma realidade o uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem em Matemática como uma alternativa de melhorar o desenvolvimento de conhecimentos e abordagem dos conceitos matemáticos discutidos em sala de aula. Mas, ainda existe uma certa resistência quanto ao uso destes recursos por parte dos professores, a qual vem se tornando um problema e objeto de muitas pesquisas. Assim, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar se houve o ensino das funções afim e quadrática durante o ensino básico e se esse ocorreu com a inclusão de ferramentas tecnológicas como softwares, sites e/ou jogos como recursos didáticos. Para isso, realizou-se uma análise quanti-qualitativa após a aplicação de questionários à 25 discentes universitários do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba matriculados no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral. A partir dos resultados foi possível perceber um alto déficit sobre os conhecimentos adquiridos pelos educandos em relação a função afim e quadrática. Além disso, o ensino tradicional foi predominante para os participantes, sendo o uso de recursos didáticos como quadro branco, livros, cadernos e quadro negro usados com frequência pelos docentes. Apenas um discente relatou o uso de videoaulas, internet e sites pelo professor durante o ensino das funções em estudo. Assim, podemos notar que o uso dos recursos tecnológicos ainda é um desafio para o educador, apesar desse está inserido em uma nova realidade de ensino em que as tecnologias podem ser usadas para possibilitar diversas reflexões e um ensino mais aprofundado dos conteúdos em relação a abordagem tradicional e desse modo contribuir com incentivos à autonomia discente durante a sua aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "64468a516cb6e_24042023105529.pdf" "created_at" => "2023-04-24 10:55:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ HERCULANO MACEDO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ H MACEDO" "autor_email" => "mariejhm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92255 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 3768 "inscrito_id" => 16163 "titulo" => "RELATO DE ACADÊMICOS ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA DURANTE O ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Atualmente, é uma realidade o uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem em Matemática como uma alternativa de melhorar o desenvolvimento de conhecimentos e abordagem dos conceitos matemáticos discutidos em sala de aula. Mas, ainda existe uma certa resistência quanto ao uso destes recursos por parte dos professores, a qual vem se tornando um problema e objeto de muitas pesquisas. Assim, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar se houve o ensino das funções afim e quadrática durante o ensino básico e se esse ocorreu com a inclusão de ferramentas tecnológicas como softwares, sites e/ou jogos como recursos didáticos. Para isso, realizou-se uma análise quanti-qualitativa após a aplicação de questionários à 25 discentes universitários do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba matriculados no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral. A partir dos resultados foi possível perceber um alto déficit sobre os conhecimentos adquiridos pelos educandos em relação a função afim e quadrática. Além disso, o ensino tradicional foi predominante para os participantes, sendo o uso de recursos didáticos como quadro branco, livros, cadernos e quadro negro usados com frequência pelos docentes. Apenas um discente relatou o uso de videoaulas, internet e sites pelo professor durante o ensino das funções em estudo. Assim, podemos notar que o uso dos recursos tecnológicos ainda é um desafio para o educador, apesar desse está inserido em uma nova realidade de ensino em que as tecnologias podem ser usadas para possibilitar diversas reflexões e um ensino mais aprofundado dos conteúdos em relação a abordagem tradicional e desse modo contribuir com incentivos à autonomia discente durante a sua aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "64468a516cb6e_24042023105529.pdf" "created_at" => "2023-04-24 10:55:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ HERCULANO MACEDO" "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ H MACEDO" "autor_email" => "mariejhm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }