PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2011-2021)
"2022-07-12 14:47:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91543 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 10421 "titulo" => "PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2011-2021)" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção acadêmica em Etnomatemática, com foco na sala de aula. A pesquisa contemplou a seguinte questão: Quais dimensões têm sido privilegiadas na produção acadêmica em Etnomatemática com foco na sala de aula. O referencial teórico utilizado consistiu nos pressupostos de Sanchez Gamboa (2001), acerca da pesquisa epistemológica e D’Ambrosio (2005) sobre Etnomatemática, dentre outros. A pesquisa teve abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental. A base para a coleta de dados foi Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a consulta, foram utilizados os descritores Etnomatemática e ensino, com um recorte temporal de 10 anos (2011 a 2021). Na primeira etapa de busca foram identificados 152 trabalhos. Após as leituras dos resumos foram selecionados como corpus de pesquisa 56 trabalhos que apesentavam propostas didáticas desenvolvidas em sala de aula, com foco na Etnomatemática, que foram lidos integralmente. Com relação ao nível de ensino, 3 pesquisas foram desenvolvidas na etapa da Educação Infantil; 31 no Ensino Fundamental; 20 no Ensino Médio; 1 no Ensino Superior; e 1 em curso profissionalizante. As dimensões da produção acadêmica em Etnomatemática, com foco em propostas didáticas foram categorizadas em: (1) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (2) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (3) Conhecimentos de determinados grupos aplicados em sala de aula; (4) Impacto de um contexto específico. Foram observados entrecruzamentos teórico-metodológicos nas pesquisas da Etnomatemática com Jogos de Linguagem; Educação Matemática Crítica; História da Matemática; Modelagem matemática; Resolução de problemas; Investigação matemática; Educação especial; e Uso de tecnologias. As conclusões do estudo apontam para uma dicotomia entre a origem do conhecimento das práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela matemática escolar. Também se evidenciou a dificuldade de implementação de propostas de Etnomatemática em virtude do currículo institucionalizado e do tempo. Além disso, concluiu-se que a Etnomatemática pode contribuir com aprendizagem da matemática e com a formação cidadã, ao valorizar a cultura, os sujeitos e sua identidade e suas formas de pensar e agir, próprias do seu meio sociocultural." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10421_TB1730_14072022155519.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:40:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "Cristiane Angelo" "autor_email" => "cristiane.angelo@academic" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91543 "edicao_id" => 254 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 10421 "titulo" => "PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2011-2021)" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a produção acadêmica em Etnomatemática, com foco na sala de aula. A pesquisa contemplou a seguinte questão: Quais dimensões têm sido privilegiadas na produção acadêmica em Etnomatemática com foco na sala de aula. O referencial teórico utilizado consistiu nos pressupostos de Sanchez Gamboa (2001), acerca da pesquisa epistemológica e D’Ambrosio (2005) sobre Etnomatemática, dentre outros. A pesquisa teve abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental. A base para a coleta de dados foi Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a consulta, foram utilizados os descritores Etnomatemática e ensino, com um recorte temporal de 10 anos (2011 a 2021). Na primeira etapa de busca foram identificados 152 trabalhos. Após as leituras dos resumos foram selecionados como corpus de pesquisa 56 trabalhos que apesentavam propostas didáticas desenvolvidas em sala de aula, com foco na Etnomatemática, que foram lidos integralmente. Com relação ao nível de ensino, 3 pesquisas foram desenvolvidas na etapa da Educação Infantil; 31 no Ensino Fundamental; 20 no Ensino Médio; 1 no Ensino Superior; e 1 em curso profissionalizante. As dimensões da produção acadêmica em Etnomatemática, com foco em propostas didáticas foram categorizadas em: (1) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (2) Aproximação de saberes entre o contexto local e o contexto escolar; (3) Conhecimentos de determinados grupos aplicados em sala de aula; (4) Impacto de um contexto específico. Foram observados entrecruzamentos teórico-metodológicos nas pesquisas da Etnomatemática com Jogos de Linguagem; Educação Matemática Crítica; História da Matemática; Modelagem matemática; Resolução de problemas; Investigação matemática; Educação especial; e Uso de tecnologias. As conclusões do estudo apontam para uma dicotomia entre a origem do conhecimento das práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela matemática escolar. Também se evidenciou a dificuldade de implementação de propostas de Etnomatemática em virtude do currículo institucionalizado e do tempo. Além disso, concluiu-se que a Etnomatemática pode contribuir com aprendizagem da matemática e com a formação cidadã, ao valorizar a cultura, os sujeitos e sua identidade e suas formas de pensar e agir, próprias do seu meio sociocultural." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10421_TB1730_14072022155519.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:40:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE BORGES ANGELO" "autor_nome_curto" => "Cristiane Angelo" "autor_email" => "cristiane.angelo@academic" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-matematica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:47:54" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 254 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-matematica" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT13" "logo" => null "capa" => "63d7c03f2f6a1_30012023100359.jpg" "timbrado" => "62cdb3ca00ff2_12072022144754.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 148 "edicao_id" => 254 "codigo" => "978-65-86901-69-6" "capa" => "63d7c03f32003_30012023100359.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA FERREIRA MENDONÇA <br />\r\n ALLAN GOMES DOS SANTOS (SEMED/AL; UAB/IFAL E UNEAL)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDREA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n ANDREZA RODRIGUES DA SILVA (UFPE)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA (EMEF ROBERTO SIMONSEN E EMEF IRMÃO DAMIÃO)<br />\r\n FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA (IFMA)<br />\r\n GUSTAVO ADALBERTO DE FRANÇA SILVA (FACOL)<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS (UERN)<br />\r\n KLÉBER MENDES VIEIRA <br />\r\n LEANDRO MENDONCA DO NASCIMENTO <br />\r\n LILIAN REGINA ARAUJO DOS SANTOS (UNIGRANRIO/UFF)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS (UDESC)<br />\r\n MARIA DAS NEVES DE ARAÚJO LISBOA (IFPB)<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS (EEFM JOSÉ DE ALENCAR / SEDUC-CE)<br />\r\n NAHARA MORAIS LEITE (UFPE)<br />\r\n OTÁVIO PAULINO LAVOR (UFERSA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL JOSÉ DA SILVA (IFPE)<br />\r\n REGINA CÉLIA GRANDO (UFSC)<br />\r\n SIMONE SILVA DA FONSECA (SEDUC/SE)<br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UFCG)<br />\r\n WAGNER GOMES BARROSO ABRANTES (IFTM) """ "ficha_catalografica" => "6446896a5c273_24042023105138.pdf" "arquivo" => "24042023104835-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:47:54" "updated_at" => "2023-04-24 10:51:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }