DIVERSIDADE EDUCACIONAL: RETRATO DO SUBPROJETO PIBID|PEDAGOGIA|UFRN
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8665 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "DIVERSIDADE EDUCACIONAL: RETRATO DO SUBPROJETO PIBID|PEDAGOGIA|UFRN" "resumo" => "Este artigo sintetiza algumas das reflexões feitas a partir de uma pesquisa qualitativa que visava entender e cogitar, por meio das concepções pibidianas, no viés do subprojeto Pibid/Pedagogia/UFRN, a luz da Diversidade Educacional na formação inicial do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó, uma vez que, em suas práticas pedagógicas possam considerar as diferenças e singularidades dos sujeitos para/na construção da educação inclusiva e aprender a conviver com as diferenças multiculturais engradece a formação social de todos. Na metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa, além do estudo da arte sobre formação docente e Diversidade, acoplou-se uma pesquisa de campo qualitativa e, a partir da aplicação do questionário junto ao grupo de pibidianas do referido subprojeto acima. Apoiou-se nos referenciais teóricos Moreira e Candau (2008); Rodrigues (2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e, em seus dizeres, defendem uma educação multicultural, ou seja, a inserção de todos considerando suas características biopsicossociais proporcionando condições de ensino e aprendizagem significativo. Averiguou-se por meio da pesquisa que, apesar de uma pré-construção já encontrar-se estabelecida referente a Diversidade Educacional, muitas pibidianas ainda possuem desenhos equivocados a respeito da temática, mas entrelaçam saberes em prol da construção cidadã diversificada e qualificada para o conhecimento do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "DIVERSIDADE EDUCACIONAL, PIBID/PEDAGOGIA/UFRN, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_11_04_38_idinscrito_1255_9efd361d679375c6108560eea8fe6765.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ" "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8665 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "DIVERSIDADE EDUCACIONAL: RETRATO DO SUBPROJETO PIBID|PEDAGOGIA|UFRN" "resumo" => "Este artigo sintetiza algumas das reflexões feitas a partir de uma pesquisa qualitativa que visava entender e cogitar, por meio das concepções pibidianas, no viés do subprojeto Pibid/Pedagogia/UFRN, a luz da Diversidade Educacional na formação inicial do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó, uma vez que, em suas práticas pedagógicas possam considerar as diferenças e singularidades dos sujeitos para/na construção da educação inclusiva e aprender a conviver com as diferenças multiculturais engradece a formação social de todos. Na metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa, além do estudo da arte sobre formação docente e Diversidade, acoplou-se uma pesquisa de campo qualitativa e, a partir da aplicação do questionário junto ao grupo de pibidianas do referido subprojeto acima. Apoiou-se nos referenciais teóricos Moreira e Candau (2008); Rodrigues (2006); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e, em seus dizeres, defendem uma educação multicultural, ou seja, a inserção de todos considerando suas características biopsicossociais proporcionando condições de ensino e aprendizagem significativo. Averiguou-se por meio da pesquisa que, apesar de uma pré-construção já encontrar-se estabelecida referente a Diversidade Educacional, muitas pibidianas ainda possuem desenhos equivocados a respeito da temática, mas entrelaçam saberes em prol da construção cidadã diversificada e qualificada para o conhecimento do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL." "palavra_chave" => "DIVERSIDADE EDUCACIONAL, PIBID/PEDAGOGIA/UFRN, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_11_04_38_idinscrito_1255_9efd361d679375c6108560eea8fe6765.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ARTUR QUEIROZ" "autor_email" => "medeirosqueiroz1991@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }