REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91285 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 4393 "inscrito_id" => 16934 "titulo" => "REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS" "resumo" => "As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16934_TB4393_05122022112755.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KÉLVIA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Bruna Kélvia" "autor_email" => "brunakelvia@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91285 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 4393 "inscrito_id" => 16934 "titulo" => "REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS" "resumo" => "As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16934_TB4393_05122022112755.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KÉLVIA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Bruna Kélvia" "autor_email" => "brunakelvia@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GONÇALVES DUARTE <br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO <br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEIÓ)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAICÓ)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GLÉCILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSORA AMÉLIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Remígio/PB)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS <br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDRÉ GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VERÇOSA NICÁCIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS <br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DIONÍZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPIÚNA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GONÇALVES DUARTE <br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO <br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEIÓ)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAICÓ)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GLÉCILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSORA AMÉLIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Remígio/PB)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS <br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDRÉ GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VERÇOSA NICÁCIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS <br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DIONÍZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPIÚNA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }