A IMAGEM COMO GÊNERO DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91274 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 3717 "inscrito_id" => 16146 "titulo" => "A IMAGEM COMO GÊNERO DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "O aporte teórico que fundamentou a utilização do gênero discursivo em sala de aula tem, como base, os estudos de Bakhtin (1997), Almeida (2016), Brait e Melo (2007), Machado (2005), dentre outros. Desenvolvemos um estudo de natureza descritiva numa abordagem de pesquisa qualitativa. Trata-se de um relato de experiência didática vivenciada em aulas de Biologia a partir da utilização da imagem para introduzir os estudantes num cenário discursivo e favorável à escolha de temas para a elaboração de projetos de investigação. O principal objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a utilização da imagem como gênero do discurso, articulado à perspectiva da iniciação científica, voltada à educação biológica, no contexto do ensino médio. O caminho percorrido permeou as vivências dos estudantes das duas etapas do Projeto Jovens Cientistas em Rede, realizado em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba, com estudantes da 3ª série do ensino médio. A Etapa 1 consistiu da elaboração de um projeto de investigação e a Etapa 2 do seminário para apresentação dos projetos elaborados. Os resultados foram organizados considerando duas perspectivas: 1. A imagem como gênero discursivo no ensino médio; e 2. Contribuições para a Educação Biológica. Identificamos que as imagens favorecem a contextualização em um processo dialógico e propicia a formação de opinião e os pensamentos sobre a realidade; fazendo gestar interações dialógicas e mudança de atitudes. Portanto, acreditamos que faz-se necessária a criação de espaços educativos dialógicos, que instiguem a leitura crítica do mundo em defesa da qualidade de vida da humanidade. Esperamos que o estudo suscite a discussão sobre as práticas pedagógicas que contemplam a imagem como gênero do discurso de maneira intencional e planejada, com vistas na inovação e na motivação dos estudantes, durante a construção do conhecimento no processo de iniciação científica, na perspectiva da educação biológica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16146_TB3717_01122022141837.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizelufe@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91274 "edicao_id" => 257 "trabalho_id" => 3717 "inscrito_id" => 16146 "titulo" => "A IMAGEM COMO GÊNERO DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA" "resumo" => "O aporte teórico que fundamentou a utilização do gênero discursivo em sala de aula tem, como base, os estudos de Bakhtin (1997), Almeida (2016), Brait e Melo (2007), Machado (2005), dentre outros. Desenvolvemos um estudo de natureza descritiva numa abordagem de pesquisa qualitativa. Trata-se de um relato de experiência didática vivenciada em aulas de Biologia a partir da utilização da imagem para introduzir os estudantes num cenário discursivo e favorável à escolha de temas para a elaboração de projetos de investigação. O principal objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a utilização da imagem como gênero do discurso, articulado à perspectiva da iniciação científica, voltada à educação biológica, no contexto do ensino médio. O caminho percorrido permeou as vivências dos estudantes das duas etapas do Projeto Jovens Cientistas em Rede, realizado em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba, com estudantes da 3ª série do ensino médio. A Etapa 1 consistiu da elaboração de um projeto de investigação e a Etapa 2 do seminário para apresentação dos projetos elaborados. Os resultados foram organizados considerando duas perspectivas: 1. A imagem como gênero discursivo no ensino médio; e 2. Contribuições para a Educação Biológica. Identificamos que as imagens favorecem a contextualização em um processo dialógico e propicia a formação de opinião e os pensamentos sobre a realidade; fazendo gestar interações dialógicas e mudança de atitudes. Portanto, acreditamos que faz-se necessária a criação de espaços educativos dialógicos, que instiguem a leitura crítica do mundo em defesa da qualidade de vida da humanidade. Esperamos que o estudo suscite a discussão sobre as práticas pedagógicas que contemplam a imagem como gênero do discurso de maneira intencional e planejada, com vistas na inovação e na motivação dos estudantes, durante a construção do conhecimento no processo de iniciação científica, na perspectiva da educação biológica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16146_TB3717_01122022141837.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:25:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizelufe@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 257 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias" "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16" "logo" => null "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg" "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GONÇALVES DUARTE <br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO <br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEIÓ)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAICÓ)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GLÉCILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSORA AMÉLIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Remígio/PB)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS <br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDRÉ GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VERÇOSA NICÁCIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS <br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DIONÍZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPIÚNA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 151 "edicao_id" => 257 "codigo" => "978-65-86901-71-9" "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS (UENF)<br />\r\n ANA MARIA GONÇALVES DUARTE <br />\r\n ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO <br />\r\n CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEIÓ)<br />\r\n CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAICÓ)<br />\r\n CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (UFAL)<br />\r\n FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n GLÉCILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSORA AMÉLIA COELHO)<br />\r\n LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n MARCOS VINÍCIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA (UFAL)<br />\r\n MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Remígio/PB)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS <br />\r\n OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PIERRE ANDRÉ GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n SAULO VERÇOSA NICÁCIO (UFAL)<br />\r\n STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS <br />\r\n TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACOL)<br />\r\n TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n TATIANE VIEIRA DE ASSUNÇÃO (IFBA/UFBA)<br />\r\n THAIS PETIZERO DIONÍZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPIÚNA)<br />\r\n WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE) """ "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf" "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:49:49" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }