Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO ATRAVÉS DA MATEMÁTICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Em um cenário onde somente no primeiro trimestre de 2022, já ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, se faz necessário incentivar a Educação para o trânsito, já nas escolas de ensino básico devido ao fato de serem a maior “causa evitável” de mortes, no mundo, de crianças e adolescentes entre 5 e 29 anos, segundo relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018. Assim cabe a escola chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, através da educação, que consiste no compartilhamento de práticas cotidianas aos semelhantes, já que assim contribui para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, entendendo que a educação no trânsito não precisa ser trabalhada como algo fora dos componentes curriculares, será utilizada a matemática que se encontra presente nos diferentes contextos, culturais, políticos e sociais, também pode ser vista no trânsito, como por exemplo nas probabilidades e estatísticas de acidentes, aproximando a abstração da matemática a realidade dos estudantes e assim permitindo que ele seja crítico reflexivo e apto a viver em sociedade. O presente artigo visou, através das habilidades desenvolvidas nas aulas de matemática, aguçar o senso crítico dos estudantes diante das diversas informações aos quais são expostos, para que assim haja uma conscientização sobre o respeito as regras de trânsito em uma turma do 7º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola Municipal do interior de Pernambuco.

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