Em um cenário onde somente no primeiro trimestre de 2022, já ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, se faz necessário incentivar a Educação para o trânsito, já nas escolas de ensino básico devido ao fato de serem a maior “causa evitável” de mortes, no mundo, de crianças e adolescentes entre 5 e 29 anos, segundo relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018. Assim cabe a escola chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, através da educação, que consiste no compartilhamento de práticas cotidianas aos semelhantes, já que assim contribui para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, entendendo que a educação no trânsito não precisa ser trabalhada como algo fora dos componentes curriculares, será utilizada a matemática que se encontra presente nos diferentes contextos, culturais, políticos e sociais, também pode ser vista no trânsito, como por exemplo nas probabilidades e estatísticas de acidentes, aproximando a abstração da matemática a realidade dos estudantes e assim permitindo que ele seja crítico reflexivo e apto a viver em sociedade. O presente artigo visou, através das habilidades desenvolvidas nas aulas de matemática, aguçar o senso crítico dos estudantes diante das diversas informações aos quais são expostos, para que assim haja uma conscientização sobre o respeito as regras de trânsito em uma turma do 7º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola Municipal do interior de Pernambuco.