A presente pesquisa intitulada: Desafios e superações nas práticas de leitura no ensino remoto em uma escola da rede estadual de ensino do estado do Ceará aborda de forma central as atividades de leitura desenvolvidas em uma escola de ensino médio vinculada ao ensino profissionalizante mostrando os principais desafios e as principais superações nas práticas de leitura no ensino remoto. A principal questão a ser problematizada na pesquisa consiste em responder ao principal questionamento: Quais foram os principais desafios e as principais superações encontradas nas práticas de leitura trabalhadas na Escola Estadul de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima no ensino remoto? Para que essa discussão fosse feita foi necessário percorrer o caminho metodológico, como já sinaliza o título e de pesquisas qualitativas de cunho bibliográfico nos materiais existentes para a construção do corpus do trabalho sendo feitas leituras de autores que abordam esse assunto. Dessa forma, esse tema é de relevância social muito grande e abrangente e essa escrita não conclui todas as discussões formuladas, abrindo espaço para outras futuras, uma vez que a pesquisa feita possibilitou adentrar nos vários conhecimentos formados pela humanidade através da leitura e sem ela não poderíamos compreender os saberes construídos historicamente pela humanidade.