A Faculdade INSTED é fruto de pouco mais de 4 anos de construção coletiva da instituição em prol de uma educação de qualidade e que preza pelos processos de ensino-aprendizagem contemporâneos. E nesse escrito, apresentamos um estudo de caso junto a uma revisão bibliográfica que visa expor e caracterizar as Metodologias Ativas e sua materialidade. Tensiona-se, pois, percorrer os caminhos que temos transitado é um grande avanço ao se pensar na gama de profissionais e docentes que atuam e fazem a educação transformadora na vida dos estudantes. Salienta-se que a Faculdade INSTED nasceu com o propósito de inovação no segmento de educação superior. E ser a primeira Faculdade da região Centro-Oeste a aplicar as metodologias ativas em seu basilar pedagógico, desde sua estrutura até a matriz curricular. Ensinar passa a ter um novo sentido e não vem sozinho, mas sim no diálogo que há entre ensinar e aprender. Ensinar requer uma sala de aula ativa em que o professor, que também passa a ressignificar sua função, possa criar condições para despertar a curiosidade do estudante e lhe permita pensar, conscientizar, questionar sua realidade e a partir da construção do conhecimento, que sobretudo pressupõe um processo coletivo, possa atuar na efetiva transformação dessa realidade. Nesse aspecto o que baliza nossos estudos são FOUCAULT (1996, 2012,2014), SAVIANI (1983), BERBEL (2011) e MIGNOLO (2008).