A formação continuada constitui uma temática importante da atualidade que possui natureza complexa podendo ser abordada e analisada a partir de diferentes enfoques e dimensões. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura, com caráter qualitativa e sistemática, já que o instrumento de coleta de dados toma por base trabalhos publicados. A formação de professores converte-se em um processo de autodeterminação baseada no diálogo, quando é estabelecido uma compreensão compartilhada pelos participantes, a respeito dos papéis que cada membro ocupa na buscar pelos avanços no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino e crescimento dos profissionais no âmbito escolar. Por outro lado, torna-se necessário que a formação seja posta em prática, para assim obter as mudanças em conformidade com a realidade escolar. Diante do exposto, ficou perceptível que quando as atividades de melhoria da escola são realizadas de modo coletivo, em um processo de interação, de trocas, de colaboração os resultados são melhores definidos e alcançados. Além disso, sempre que possível os docentes devem ser incentivados buscar atualizações por meio da participação de cursos presencial/online, palestras, dentre outros.