SÃO JOÃO, A FESTA DA COLHEITA: TRANSFORMANDO OS SABERES POPULARES EM PEDAGÓGICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90599 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4289 "inscrito_id" => 16988 "titulo" => "SÃO JOÃO, A FESTA DA COLHEITA: TRANSFORMANDO OS SABERES POPULARES EM PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Esse trabalho interdisciplinar, interativo e integrativo teve como finalidade aproveitar o período junino, para oportunizar o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornado a aprendizagem mais contextualizada e significativa para os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal João XXIII, em Recife-PE. Para alcançar os objetivos propostos, os 7ºs anos analisaram a diferença entre sementes crioulas, orgânicas e transgênicas e aplicaram questionários para saber o conhecimento dos demais; os 8ºs anos identificaram a comida à base de milho preferida de cada estudante, por turma, considerando ainda o conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos mencionados. Os 9ºs anos pesquisaram e confeccionaram painéis autoexplicativos, com material reutilizado (papelão), sobre a cadeia produtiva do milho, desde o preparo do solo até o consumo, finalizando com o preparo de bolos. A partir dos dados coletados pelas entrevistas realizadas, foram construídos e socializados para toda a comunidade escolar, gráficos, cartazes, painéis e alimentos derivados do milho e ainda narrado o significado histórico de se festejar a colheita de grãos, sobretudo, no Nordeste, como forma de valorizar o processo agrícola e o alimento de cada dia. Após as apresentações foram aplicados 100 questionários de forma aleatória para avaliar a eficácia da aprendizagem obtendo uma média de 75% de acertos em todas as perguntas respondidas. Em suma, foi possível abordar os conhecimentos das áreas de linguagens (leitura, interpretação, produção de textos verbais e não-verbais) e matemática (coleta de dados e construção de gráficos), ciências humanas (processos agrícolas históricos e culturais, consumo de água e energia) e ciências da natureza (biotecnologia agrícola, valor nutricional e mudanças de estado físico no preparo de alimentos) de forma lúdica e criativa. As produções foram organizadas e compartilhadas no YouTube (produto audiovisual) para apreciação da família e inspiração docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16988_TB4289_15112022201904.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIUDE MELO" "autor_nome_curto" => "ELIUDE" "autor_email" => "eliude.melo@prof.educ.rec" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90599 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4289 "inscrito_id" => 16988 "titulo" => "SÃO JOÃO, A FESTA DA COLHEITA: TRANSFORMANDO OS SABERES POPULARES EM PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Esse trabalho interdisciplinar, interativo e integrativo teve como finalidade aproveitar o período junino, para oportunizar o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornado a aprendizagem mais contextualizada e significativa para os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal João XXIII, em Recife-PE. Para alcançar os objetivos propostos, os 7ºs anos analisaram a diferença entre sementes crioulas, orgânicas e transgênicas e aplicaram questionários para saber o conhecimento dos demais; os 8ºs anos identificaram a comida à base de milho preferida de cada estudante, por turma, considerando ainda o conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos mencionados. Os 9ºs anos pesquisaram e confeccionaram painéis autoexplicativos, com material reutilizado (papelão), sobre a cadeia produtiva do milho, desde o preparo do solo até o consumo, finalizando com o preparo de bolos. A partir dos dados coletados pelas entrevistas realizadas, foram construídos e socializados para toda a comunidade escolar, gráficos, cartazes, painéis e alimentos derivados do milho e ainda narrado o significado histórico de se festejar a colheita de grãos, sobretudo, no Nordeste, como forma de valorizar o processo agrícola e o alimento de cada dia. Após as apresentações foram aplicados 100 questionários de forma aleatória para avaliar a eficácia da aprendizagem obtendo uma média de 75% de acertos em todas as perguntas respondidas. Em suma, foi possível abordar os conhecimentos das áreas de linguagens (leitura, interpretação, produção de textos verbais e não-verbais) e matemática (coleta de dados e construção de gráficos), ciências humanas (processos agrícolas históricos e culturais, consumo de água e energia) e ciências da natureza (biotecnologia agrícola, valor nutricional e mudanças de estado físico no preparo de alimentos) de forma lúdica e criativa. As produções foram organizadas e compartilhadas no YouTube (produto audiovisual) para apreciação da família e inspiração docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16988_TB4289_15112022201904.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIUDE MELO" "autor_nome_curto" => "ELIUDE" "autor_email" => "eliude.melo@prof.educ.rec" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }