Esse trabalho interdisciplinar, interativo e integrativo teve como finalidade aproveitar o período junino, para oportunizar o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornado a aprendizagem mais contextualizada e significativa para os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal João XXIII, em Recife-PE. Para alcançar os objetivos propostos, os 7ºs anos analisaram a diferença entre sementes crioulas, orgânicas e transgênicas e aplicaram questionários para saber o conhecimento dos demais; os 8ºs anos identificaram a comida à base de milho preferida de cada estudante, por turma, considerando ainda o conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos mencionados. Os 9ºs anos pesquisaram e confeccionaram painéis autoexplicativos, com material reutilizado (papelão), sobre a cadeia produtiva do milho, desde o preparo do solo até o consumo, finalizando com o preparo de bolos. A partir dos dados coletados pelas entrevistas realizadas, foram construídos e socializados para toda a comunidade escolar, gráficos, cartazes, painéis e alimentos derivados do milho e ainda narrado o significado histórico de se festejar a colheita de grãos, sobretudo, no Nordeste, como forma de valorizar o processo agrícola e o alimento de cada dia. Após as apresentações foram aplicados 100 questionários de forma aleatória para avaliar a eficácia da aprendizagem obtendo uma média de 75% de acertos em todas as perguntas respondidas. Em suma, foi possível abordar os conhecimentos das áreas de linguagens (leitura, interpretação, produção de textos verbais e não-verbais) e matemática (coleta de dados e construção de gráficos), ciências humanas (processos agrícolas históricos e culturais, consumo de água e energia) e ciências da natureza (biotecnologia agrícola, valor nutricional e mudanças de estado físico no preparo de alimentos) de forma lúdica e criativa. As produções foram organizadas e compartilhadas no YouTube (produto audiovisual) para apreciação da família e inspiração docente.