Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACISMO AMBIENTAL E A VIOLÊNCIA POR TRÁS DO LIXO: UM CADERNO TEMÁTICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com a Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei 13.146/2015 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, resultaram na matrícula de alunos com deficiência visual na educação básica. Pelo exposto, é necessário a preparação apropriada de todos os educadores, pois é fundamental o estabelecimento de escolas inclusivas, e a elaboração de materiais adaptados para pessoas com deficiência visual é uma maneira eficiente para a inclusão desses alunos. Mediante a escassez de materiais adaptados para esses alunos, o projeto “Ciência ao alcance das mãos" realizado por meio da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) campus Duque de Caxias e o Instituto Benjamin Constant (IBC) vem elaborando materiais didáticos de química para alunos com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e atuando na formação inicial de licenciandos em química do IFRJ. A pesquisa tem se debruçado no desenvolvimento de cadernos temáticos para a abordagem de questões sociais e ambientais. O Racismo Ambiental tem sido um dos temas tratados de maneira interdisciplinar na pesquisa, o material desenvolvido com essa temática, almeja cooperar no processo de aprendizagem de alunos com deficiência visual. O caderno perpassa por questões inerentes à ciência química, como por exemplo, a discussão sobre as substâncias tóxicas geradas através da queima ou descartes inadequados dos lixos e os danos ambientais, sociais e físicos causados nos grupos que são vulnerabilizados. A construção do caderno temático foi estruturada da seguinte forma: escolha do tema, escrita, revisão textual, adaptação, transcrição, revisão, texturização, impressão e avaliação. Das etapas citadas, apenas as três primeiras foram concluídas e as outras estão em desenvolvimento. A partir do contato com o material os futuros professores adquirem conhecimento para conduzir uma aula através das adequações essenciais para a efetiva inclusão desses alunos.

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