Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPREENDEDORISMO PEDAGÓGICO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORA DA ESCOLA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS NA PÓS PANDEMIA COVID -19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90474
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4119
    "inscrito_id" => 17034
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO PEDAGÓGICO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORA DA ESCOLA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS NA PÓS PANDEMIA COVID -19"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a participação do professor autônomo como apoiador na readaptação de crianças em processo de ensino aprendizagem diante do retorno às aulas presenciais durante o processo pós pandemia da COVID -19. De acordo com pesquisas atuais, os alunos que retornaram à sala de aula após o ensino remoto apresentam lacunas na aprendizagem, em sua maioria apresentaram dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas. Tais condições específicas dificultam uma continuidade na condução da nova realidade escolar e a necessidade dessa continuidade em questão, impossibilita que professores titulares realizem os ajustes necessários para cada realidade. Estes possíveis fatores podem ser considerados elementos desencadeantes para emoções como; medo, tristeza e ansiedade, capazes de gerar um processo de desequilíbrio emocional nos envolvidos neste processo educativo. Diante do referido cenário, pais, alunos e professores necessitam de saídas para possibilitar uma formação integral, a fim de zerar as devidas lacunas e garantir melhor andamento da proposta idealizada pelo sistema educacional e nesta perspectiva, ascendeu a oportunidade de trabalho autônomo de profissionais da educação, tendo por objetivo potencializar as habilidades necessárias para tornar estável o processo educativo, um trabalho que em sintonia com a dinâmica de sala de aula, visa equilibrar o ritmo de construção do alunado, auxiliando no bem estar emocional esperado para um trabalho concreto em busca de resultados satisfatórios. A pesquisa de campo conta com o relato pessoal de uma educadora após 6 meses de trabalho com crianças do ensino fundamental 1 e da primeira série do fundamental 2, com registros de desafios e obstáculos encontrados em cada realidade. Apresenta também o confronto das experiências relatadas com teorias abordadas em estudos de formação humana integral e educação emocional, pois entende-se que o processo educativo só é completo quando antes de alunos, enxergamos o outro como um ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17034_TB4119_12092022143917.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA SOARES VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatastti@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90474
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4119
    "inscrito_id" => 17034
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO PEDAGÓGICO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORA DA ESCOLA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS NA PÓS PANDEMIA COVID -19"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a participação do professor autônomo como apoiador na readaptação de crianças em processo de ensino aprendizagem diante do retorno às aulas presenciais durante o processo pós pandemia da COVID -19. De acordo com pesquisas atuais, os alunos que retornaram à sala de aula após o ensino remoto apresentam lacunas na aprendizagem, em sua maioria apresentaram dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas. Tais condições específicas dificultam uma continuidade na condução da nova realidade escolar e a necessidade dessa continuidade em questão, impossibilita que professores titulares realizem os ajustes necessários para cada realidade. Estes possíveis fatores podem ser considerados elementos desencadeantes para emoções como; medo, tristeza e ansiedade, capazes de gerar um processo de desequilíbrio emocional nos envolvidos neste processo educativo. Diante do referido cenário, pais, alunos e professores necessitam de saídas para possibilitar uma formação integral, a fim de zerar as devidas lacunas e garantir melhor andamento da proposta idealizada pelo sistema educacional e nesta perspectiva, ascendeu a oportunidade de trabalho autônomo de profissionais da educação, tendo por objetivo potencializar as habilidades necessárias para tornar estável o processo educativo, um trabalho que em sintonia com a dinâmica de sala de aula, visa equilibrar o ritmo de construção do alunado, auxiliando no bem estar emocional esperado para um trabalho concreto em busca de resultados satisfatórios. A pesquisa de campo conta com o relato pessoal de uma educadora após 6 meses de trabalho com crianças do ensino fundamental 1 e da primeira série do fundamental 2, com registros de desafios e obstáculos encontrados em cada realidade. Apresenta também o confronto das experiências relatadas com teorias abordadas em estudos de formação humana integral e educação emocional, pois entende-se que o processo educativo só é completo quando antes de alunos, enxergamos o outro como um ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17034_TB4119_12092022143917.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA SOARES VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatastti@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a participação do professor autônomo como apoiador na readaptação de crianças em processo de ensino aprendizagem diante do retorno às aulas presenciais durante o processo pós pandemia da COVID -19. De acordo com pesquisas atuais, os alunos que retornaram à sala de aula após o ensino remoto apresentam lacunas na aprendizagem, em sua maioria apresentaram dificuldades de leitura, escrita e operações matemáticas. Tais condições específicas dificultam uma continuidade na condução da nova realidade escolar e a necessidade dessa continuidade em questão, impossibilita que professores titulares realizem os ajustes necessários para cada realidade. Estes possíveis fatores podem ser considerados elementos desencadeantes para emoções como; medo, tristeza e ansiedade, capazes de gerar um processo de desequilíbrio emocional nos envolvidos neste processo educativo. Diante do referido cenário, pais, alunos e professores necessitam de saídas para possibilitar uma formação integral, a fim de zerar as devidas lacunas e garantir melhor andamento da proposta idealizada pelo sistema educacional e nesta perspectiva, ascendeu a oportunidade de trabalho autônomo de profissionais da educação, tendo por objetivo potencializar as habilidades necessárias para tornar estável o processo educativo, um trabalho que em sintonia com a dinâmica de sala de aula, visa equilibrar o ritmo de construção do alunado, auxiliando no bem estar emocional esperado para um trabalho concreto em busca de resultados satisfatórios. A pesquisa de campo conta com o relato pessoal de uma educadora após 6 meses de trabalho com crianças do ensino fundamental 1 e da primeira série do fundamental 2, com registros de desafios e obstáculos encontrados em cada realidade. Apresenta também o confronto das experiências relatadas com teorias abordadas em estudos de formação humana integral e educação emocional, pois entende-se que o processo educativo só é completo quando antes de alunos, enxergamos o outro como um ser humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.