OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90359 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3964 "inscrito_id" => 13763 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A Pandemia do Covid-19 acarretou uma desordem não só na falta de estrutura sanitária, mas também humana e social, gerando incertezas, duvidas e medo daquilo que poderia vir, e veio com milhões de mortes, de desemprego e fome. Diante disso, a pesquisa visa discutir os principais impactos da pandemia na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - desafios na aprendizagem do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Os desafios ou impactos da pandemia no processo de inclusão dos alunos autistas são variados, indo desde a dificuldade no ensino remoto, ou por não ter acesso à internet, por não possuírem equipamentos tecnológicos, até a dificuldade de saber lidar o comportamento dos alunos autistas, como agressividade, a impulsividade, o isolamento social, a dificuldade linguística em estabelecer uma conversa sequencial, o aumento da ansiedade, do estresse, do controle emocional. Para esta compreensão, será embasada pela contribuição de Cardoso 2021, Cunha 2019, Fachin 2017 e Zhang 2020 tantos contribuiu com os estudos pandêmicos. São fatores que predicaram a inclusão e o processo de aprendizagem desses alunos. Para compreensão deste artigo, utilizou uma pesquisa bibliográfica, dando assim, maior entendimento e clareza acerca do fenômeno estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13763_TB3964_07102022091641.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELMA PEREIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELMA" "autor_email" => "elma.educar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90359 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3964 "inscrito_id" => 13763 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "A Pandemia do Covid-19 acarretou uma desordem não só na falta de estrutura sanitária, mas também humana e social, gerando incertezas, duvidas e medo daquilo que poderia vir, e veio com milhões de mortes, de desemprego e fome. Diante disso, a pesquisa visa discutir os principais impactos da pandemia na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva - desafios na aprendizagem do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). Os desafios ou impactos da pandemia no processo de inclusão dos alunos autistas são variados, indo desde a dificuldade no ensino remoto, ou por não ter acesso à internet, por não possuírem equipamentos tecnológicos, até a dificuldade de saber lidar o comportamento dos alunos autistas, como agressividade, a impulsividade, o isolamento social, a dificuldade linguística em estabelecer uma conversa sequencial, o aumento da ansiedade, do estresse, do controle emocional. Para esta compreensão, será embasada pela contribuição de Cardoso 2021, Cunha 2019, Fachin 2017 e Zhang 2020 tantos contribuiu com os estudos pandêmicos. São fatores que predicaram a inclusão e o processo de aprendizagem desses alunos. Para compreensão deste artigo, utilizou uma pesquisa bibliográfica, dando assim, maior entendimento e clareza acerca do fenômeno estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13763_TB3964_07102022091641.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELMA PEREIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELMA" "autor_email" => "elma.educar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }