Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIABILIDADE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Refletir sobre a escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais, é levantar a possibilidade de viabilização de práticas pedagógicas inclusivas, que alcancem as aprendizagens de todos estudantes dentro da escola. Nessa medida, se debruçar frente ao cotidiano escolar de estudantes com deficiência e/ou transtorno do espectro autista (TEA) é objeto deste estudo. Este trabalho traz apontamentos a respeito do processo de escolarização e criação de estratégias para o atendimento das demandas escolares de três estudantes, público alvo da educação especial, matriculados no 1°ano do ensino fundamental de um Colégio Federal de Educação Básica, e atendidos pelo Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Diante das especificidades de cada estudante, a necessidade de adequação dos recursos pedagógicos e expectativas previstas para a turma em que estão matriculados, fez-se necessária a elaboração de um Plano Educacional Individualizado (PEI) que atenda as demandas de cada estudante atendido pelo NAPNE, uma vez que este documento oferece subsídios de trabalho e avaliação da aprendizagem de acordo com objetivos individuais. Nesse sentido, as normativas institucionais garantem o direito desses estudantes e denotam a importância de o setor orientar ações que viabilizem práticas pedagógicas inclusivas. Sendo assim, os encaminhamentos previstos para a elaboração do documento foram divididos em três etapas: entrevista com as famílias, reunião com os docentes e atendimento aos estudantes. O levantamento de informações a respeito do histórico escolar e de vida das crianças junto às famílias auxilia na elaboração dos objetivos individuais, visto que são estudantes em início do processo de escolarização. Junto disso, as reuniões planejadas com os professores fundamentam o planejamento de ações efetivas e, em concomitância, acontece o trabalho direto com a criança em sala de aula. Acredita-se assim que, orientados pelas discussões acerca das individualidades, é possível vislumbrar o melhor aproveitamento escolar para esses estudantes.

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