O estudo objetiva refletir sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar no atendimento as exigências traçadas na formação contínua de professores no contexto da educação básica. Metodologicamente a pesquisa está pautada na abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se a entrevista narrativa com a gestão da escola dos anos finais do ensino fundamental no Município do interior do Ceará. Desta feita, a pesquisa parte de um olhar sobre as políticas neoliberais que ora atravessam o contexto educacional e direcionam as ações na formação contínua de professores com a lógica de um ensino técnico seguindo normas, regras em atendimento as metas pré-estabelecidas com performance de produtividade. Os dados, analisados a partir dos contributos de autores como Libâneo (2009), Sacristán(1999) Diniz Pereira (2014), Alarcão (2011), entre outros, indicam que a formação contínua pode superar os desafios impostos com uma compreensão da realidade contribuindo para uma visão mais pedagógica e criticamente. Constatou-se que a formação contínua de professores ofertada pela secretária de educação municipal é um importante espaço de convivência de trocas de experiências e diálogos, porém em sua estrutura organizacional traz à tona as definições dos aspectos de ensino modelar, com intuito a praticar e exercitar em atendimento aos conceitos e metas traçadas em preparação as avaliações externas. Na assertiva, a gestão da escola também fica atrelada a proposta e tem como meta ajustar o ensino às exigências implantadas de forma hierarquizada a nível estadual e municipal, pois ambas trabalham em parceria, o que torna uma gestão antidemocrática e inflexível. Desse modo, a gestão vive os desafios de acompanhar e conduzir o processo de um receituário pragmatista e autoritário.