MALETA DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO SERTÃO DE ALAGOAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89732 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3063 "inscrito_id" => 12262 "titulo" => "MALETA DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO SERTÃO DE ALAGOAS" "resumo" => "RESUMO O estudo da matemática ainda tem sido o grande vilão para muitos estudantes da educação básica mesmo diante das inúmeras possibilidades de ensino e da diversidade de estratégias que favorecem uma aprendizagem com mais sentido e significado para os alunos. Este trabalho tem como fito apresentar o ensino e a aprendizagem da matemática de forma aberta, criativa, visual e equitativa e como podem ser encarados pelos profissionais da docência como algo relevante e com significados expressivos para os discentes. O presente projeto Maleta de Mentalidades Matemática traz a abordagem da cientista Jo Boaler e fundamenta-se na teoria da neurociência que vem quebrando paradigmas por meio da comprovação da neuroplasticidade, com a afirmação de que o cérebro humano é elástico, assim, todo ser humano é capaz de aprender matemática. Com essa abordagem, através do Intituto Sidarta e a Secretaria Municipal de Educação o projeto de formação continuada foi desenvolvido com os professores nas redes de ensino, tendo como premissa o desenvolvimento de atividades reflexivas e desafiadoras propostas a partir das discussões nos contextos de formação docente. Vale ressaltar que a aplicabilidade do projeto procura dividi-lo em três partes, sendo a primeira de formação continuada com os profissionais, a segunda de acompanhamento da prática docente e a terceira de avaliação do ensino por meio de quebra de paradigmas sobre o fazer docente e da aprendizagem dos alunos através da participação, compreensão e interesse no estudo da matemática. Por fim, o trabalho de formação com os professores propiciou um novo olhar sobre o trabalho da matemática a partir da construção de posturas pedagógicas focadas em atitudes como erro, esforço e persistência. Palavras – chave: Mentalidade Matemática. Neurociência. Formação Continuada. Ensino e Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12262_TB3063_07092022090607.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CICERA GOMES" "autor_email" => "cicera.formacao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89732 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3063 "inscrito_id" => 12262 "titulo" => "MALETA DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO SERTÃO DE ALAGOAS" "resumo" => "RESUMO O estudo da matemática ainda tem sido o grande vilão para muitos estudantes da educação básica mesmo diante das inúmeras possibilidades de ensino e da diversidade de estratégias que favorecem uma aprendizagem com mais sentido e significado para os alunos. Este trabalho tem como fito apresentar o ensino e a aprendizagem da matemática de forma aberta, criativa, visual e equitativa e como podem ser encarados pelos profissionais da docência como algo relevante e com significados expressivos para os discentes. O presente projeto Maleta de Mentalidades Matemática traz a abordagem da cientista Jo Boaler e fundamenta-se na teoria da neurociência que vem quebrando paradigmas por meio da comprovação da neuroplasticidade, com a afirmação de que o cérebro humano é elástico, assim, todo ser humano é capaz de aprender matemática. Com essa abordagem, através do Intituto Sidarta e a Secretaria Municipal de Educação o projeto de formação continuada foi desenvolvido com os professores nas redes de ensino, tendo como premissa o desenvolvimento de atividades reflexivas e desafiadoras propostas a partir das discussões nos contextos de formação docente. Vale ressaltar que a aplicabilidade do projeto procura dividi-lo em três partes, sendo a primeira de formação continuada com os profissionais, a segunda de acompanhamento da prática docente e a terceira de avaliação do ensino por meio de quebra de paradigmas sobre o fazer docente e da aprendizagem dos alunos através da participação, compreensão e interesse no estudo da matemática. Por fim, o trabalho de formação com os professores propiciou um novo olhar sobre o trabalho da matemática a partir da construção de posturas pedagógicas focadas em atitudes como erro, esforço e persistência. Palavras – chave: Mentalidade Matemática. Neurociência. Formação Continuada. Ensino e Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12262_TB3063_07092022090607.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CICERA GOMES" "autor_email" => "cicera.formacao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }