Este trabalho investigou a utilização do Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC na recomposição das aprendizagens nas aulas de Ciências da Natureza nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II na rede municipal de ensino de Campos Sales durante o primeiro semestre letivo de 2022. O ensino de Ciências após a pandemia tem apresentado a necessidade de efetiva inserção da pesquisa científica no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de docentes que atuam na área de Ciências da Natureza no referido município, contando ainda, com as contribuições de estudos desenvolvidos por alguns autores da área. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental II, o DCRC e a recomposição das aprendizagens no retorno as aulas presenciais. Na conclusão, apresenta inconsistências e lacunas em relação ao processo de ensino e aprendizagem na área de Ciências da Natureza, no referido município em estudo, marcadamente apresentadas pelos educadores em suas narrativas, as quais parecem indicar que o tema abordado no estudo necessita de um trabalho com foco em diagnosticar o nível de aprendizagem que foi desenvolvido pelos educandos durante o período de aulas remotas afim de garantir a recomposição das aprendizagens em Ciências.