O presente artigo As Práticas Pedagógicas e suas Vivências no Desenvolvimento da Arte na Educação Básica têm o intuito de permitir ao aluno a descoberta do ato criativo, oferecendo a oportunidade de entrar em contato com sua imaginação possibilitando expressar pensamentos e sentimentos através de manifestações artísticas. Neste contexto as práticas pedagógicas refletem o processo da arte na educação básica promovendo estudo inovadores como: reforço escolar, pesquisa, palestras, oficinas, projetos, voltadas para o fazer artístico, trabalhando a área das artes visuais, teatro, dança, música e as artes integradas. Tendo como objetivo possibilitar que os participantes com uso metodológicos tenham contato com os conhecimentos por meio de vivências teóricas e práticas, estimulando a criatividade natural do indivíduo, debatendo e analisando temas de grande relevância social e cultural com temas em evidências utilizando metodologias e conteúdos interdisciplinares e que integram valores na vivência pedagógica. Os resultados alcançados foram a eficiência no processo artístico construído pelos alunos ofertando qualidade no ensino tendo a arte como necessária para a vida do ser humano, dando uma possibilidade de reflexão sobre sua prática, contribuindo para a sua melhoria.