Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÕES ROCHOSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA “AULAS PRÁTICAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENS. FUNDAMENTAL”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89178
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 14325
    "titulo" => "FORMAÇÕES ROCHOSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA “AULAS PRÁTICAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENS. FUNDAMENTAL”"
    "resumo" => "Durante o mês de junho de 2022, na cidade de Peixoto de Azevedo – MT, na Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz, foi desenvolvido trabalho de identificação de rochas e materiais morfológicos no solo, aplicado de forma regular aos estudantes de 9º ano do ensino fundamental, assim foi organizado aula de campo em visitação ao sitio arqueológico Pedra Preta localizado no município de Paranaíta – MT, onde todo o sítio Pedra Preta de Paranaíta é constituído por um grande bloco granítico que emerge em meio à floresta circundante até uma altura de 37 metros, medidos do nível de onde aflora do solo até o seu ponto mais alto, a rocha é de constituição granítica pertencente ao Complexo Xingu, de coloração cinza-claro e coberta por musgo que cresce na estação das águas e se deposita da seca, conferindo-lhe uma coloração final verde-escuro, quase negra, razão do nome que o sítio recebeu. A aplicação desta aula de campo através da disciplina de geografia se faz necessária por facilitar o entendimento e a construção do conhecimento por parte dos estudantes de que a geomorfologia, considerada na maioria das vezes um temática de difícil entendimento, desta forma, acaba por proporcionar uma verdadeira valorização das práticas estabelecidas por meio da teoria aplicada em sala de aula, compartilhar com estudantes uma aplicabilidade prática sobre a temática também é responsável por abrir curiosidade sobre as mais diversas teorias geográficas sobre a formação da terra e sobre a maneira como determinadas formações rochosas vieram a superfície da terra oriundos de uma profundidade apenas imaginada e calculada de forma aproximada, assim, tudo que foi buscado durante a presente pesquisa foi o aumento dos índices de proficiência e entendimento dos estudantes dentro de uma temática antes tida como de difícil aprovação e considerada de baixa relevância pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14325_TB2390_02082022081424.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXMILLIANNO MARTINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MAXMILLIANNO"
    "autor_email" => "max.kkt01@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89178
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2390
    "inscrito_id" => 14325
    "titulo" => "FORMAÇÕES ROCHOSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA “AULAS PRÁTICAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENS. FUNDAMENTAL”"
    "resumo" => "Durante o mês de junho de 2022, na cidade de Peixoto de Azevedo – MT, na Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz, foi desenvolvido trabalho de identificação de rochas e materiais morfológicos no solo, aplicado de forma regular aos estudantes de 9º ano do ensino fundamental, assim foi organizado aula de campo em visitação ao sitio arqueológico Pedra Preta localizado no município de Paranaíta – MT, onde todo o sítio Pedra Preta de Paranaíta é constituído por um grande bloco granítico que emerge em meio à floresta circundante até uma altura de 37 metros, medidos do nível de onde aflora do solo até o seu ponto mais alto, a rocha é de constituição granítica pertencente ao Complexo Xingu, de coloração cinza-claro e coberta por musgo que cresce na estação das águas e se deposita da seca, conferindo-lhe uma coloração final verde-escuro, quase negra, razão do nome que o sítio recebeu. A aplicação desta aula de campo através da disciplina de geografia se faz necessária por facilitar o entendimento e a construção do conhecimento por parte dos estudantes de que a geomorfologia, considerada na maioria das vezes um temática de difícil entendimento, desta forma, acaba por proporcionar uma verdadeira valorização das práticas estabelecidas por meio da teoria aplicada em sala de aula, compartilhar com estudantes uma aplicabilidade prática sobre a temática também é responsável por abrir curiosidade sobre as mais diversas teorias geográficas sobre a formação da terra e sobre a maneira como determinadas formações rochosas vieram a superfície da terra oriundos de uma profundidade apenas imaginada e calculada de forma aproximada, assim, tudo que foi buscado durante a presente pesquisa foi o aumento dos índices de proficiência e entendimento dos estudantes dentro de uma temática antes tida como de difícil aprovação e considerada de baixa relevância pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14325_TB2390_02082022081424.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXMILLIANNO MARTINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MAXMILLIANNO"
    "autor_email" => "max.kkt01@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Durante o mês de junho de 2022, na cidade de Peixoto de Azevedo – MT, na Escola Estadual Militar Tiradentes 2º Sgt. Luciano José Queiroz, foi desenvolvido trabalho de identificação de rochas e materiais morfológicos no solo, aplicado de forma regular aos estudantes de 9º ano do ensino fundamental, assim foi organizado aula de campo em visitação ao sitio arqueológico Pedra Preta localizado no município de Paranaíta – MT, onde todo o sítio Pedra Preta de Paranaíta é constituído por um grande bloco granítico que emerge em meio à floresta circundante até uma altura de 37 metros, medidos do nível de onde aflora do solo até o seu ponto mais alto, a rocha é de constituição granítica pertencente ao Complexo Xingu, de coloração cinza-claro e coberta por musgo que cresce na estação das águas e se deposita da seca, conferindo-lhe uma coloração final verde-escuro, quase negra, razão do nome que o sítio recebeu. A aplicação desta aula de campo através da disciplina de geografia se faz necessária por facilitar o entendimento e a construção do conhecimento por parte dos estudantes de que a geomorfologia, considerada na maioria das vezes um temática de difícil entendimento, desta forma, acaba por proporcionar uma verdadeira valorização das práticas estabelecidas por meio da teoria aplicada em sala de aula, compartilhar com estudantes uma aplicabilidade prática sobre a temática também é responsável por abrir curiosidade sobre as mais diversas teorias geográficas sobre a formação da terra e sobre a maneira como determinadas formações rochosas vieram a superfície da terra oriundos de uma profundidade apenas imaginada e calculada de forma aproximada, assim, tudo que foi buscado durante a presente pesquisa foi o aumento dos índices de proficiência e entendimento dos estudantes dentro de uma temática antes tida como de difícil aprovação e considerada de baixa relevância pelos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.