A oficina pedagógica como uma estratégia didática nos pareceu uma importante aliada no processo de aprendizagem sobre o ensino investigativo e a divulgação científica, pois corroboramos com Imbernòn, Nóvoa, Libâneo, Vieira, Volquind, e tantos outros autores, que os espaços formativos possibilitam aos docentes uma troca quase sempre contínua de experiências e saberes. O nosso interesse é em socializar as experiências e os saberes adquiridos durante a aplicação de uma oficina pedagógica, sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar uma experiência vivenciada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), para isso utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. O desenvolvimento de todo o percurso metodológico foi norteado a partir de 02 (duas) questões: (1) Como você pode relacionar a divulgação científica com o ensino por investigação?; e (2) Cite aqui alguns meios/veículos que utilizamos para que aconteça a difusão e/ou propagação da divulgação científica. As nossas considerações balizam o quão é importante no processo formativo um momento de troca de experiências e de saberes, a oficina pedagógica possibilitou esses momentos de troca, assim como reflexões exteriorizadas pelos professores a respeito da divulgação científica e o ensino investigativo.