Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89207
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2424
    "inscrito_id" => 14168
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com o intuito do desenvolvimento da temática dos Números Decimais através da concepção das Metodologias Ativas. Trata-se de um protótipo onde se sugere uma sequência pedagógica e se discute a fundamentação teórica que a sustenta. O projeto busca aproximar o docente dos alunos uma vez que a estrutura proposta oportuniza mais tempo para a interatividade dentro do espaço da sala de aula. Para isso, desenvolve-se um diálogo entre as metodologias da sala de aula invertida e da rotação por estações como aporte teórico, sendo o problema de pesquisa a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver conceitos de números decimais a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentada uma reportagem sobre o tema para a discussão no espaço escolar e um vídeo como tarefa de casa, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo. Nesse momento pretende-se dar voz e promover o desenvolvimento oral dos alunos. A terceira etapa da proposta, contempla a rotação por estações que proporciona aos alunos a realização de diferentes atividades sobre a mesma temática, além de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas contam com o uso de um encarte de supermercado para a simulação da realização de compras, a proposta de um jogo on-line, o convite para a resolução de um problema e, finalmente, o desenvolvimento da criatividade através do desafio de criação de problemas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e também motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14168_TB2424_17112022174411.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINARA ARAKI BENJAMIN"
    "autor_nome_curto" => "THAINARA"
    "autor_email" => "thainarabenjamin@yahoo.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89207
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2424
    "inscrito_id" => 14168
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com o intuito do desenvolvimento da temática dos Números Decimais através da concepção das Metodologias Ativas. Trata-se de um protótipo onde se sugere uma sequência pedagógica e se discute a fundamentação teórica que a sustenta. O projeto busca aproximar o docente dos alunos uma vez que a estrutura proposta oportuniza mais tempo para a interatividade dentro do espaço da sala de aula. Para isso, desenvolve-se um diálogo entre as metodologias da sala de aula invertida e da rotação por estações como aporte teórico, sendo o problema de pesquisa a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver conceitos de números decimais a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentada uma reportagem sobre o tema para a discussão no espaço escolar e um vídeo como tarefa de casa, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo. Nesse momento pretende-se dar voz e promover o desenvolvimento oral dos alunos. A terceira etapa da proposta, contempla a rotação por estações que proporciona aos alunos a realização de diferentes atividades sobre a mesma temática, além de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas contam com o uso de um encarte de supermercado para a simulação da realização de compras, a proposta de um jogo on-line, o convite para a resolução de um problema e, finalmente, o desenvolvimento da criatividade através do desafio de criação de problemas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e também motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14168_TB2424_17112022174411.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINARA ARAKI BENJAMIN"
    "autor_nome_curto" => "THAINARA"
    "autor_email" => "thainarabenjamin@yahoo.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com o intuito do desenvolvimento da temática dos Números Decimais através da concepção das Metodologias Ativas. Trata-se de um protótipo onde se sugere uma sequência pedagógica e se discute a fundamentação teórica que a sustenta. O projeto busca aproximar o docente dos alunos uma vez que a estrutura proposta oportuniza mais tempo para a interatividade dentro do espaço da sala de aula. Para isso, desenvolve-se um diálogo entre as metodologias da sala de aula invertida e da rotação por estações como aporte teórico, sendo o problema de pesquisa a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver conceitos de números decimais a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentada uma reportagem sobre o tema para a discussão no espaço escolar e um vídeo como tarefa de casa, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo. Nesse momento pretende-se dar voz e promover o desenvolvimento oral dos alunos. A terceira etapa da proposta, contempla a rotação por estações que proporciona aos alunos a realização de diferentes atividades sobre a mesma temática, além de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas contam com o uso de um encarte de supermercado para a simulação da realização de compras, a proposta de um jogo on-line, o convite para a resolução de um problema e, finalmente, o desenvolvimento da criatividade através do desafio de criação de problemas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e também motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.