O presente trabalho envolveu alunos do 1º ano do Ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, localizada no município de Goiana, no estado de Pernambuco. A necessidade atual encontrada em distintas instituições de ensino, no que se refere às habilidades socioemocionais, principalmente no presente cenário pós-pandêmico, bem como, os componentes curriculares direcionadas pela Base Nacional Comum Curricular, são fatores que cooperaram diretamente para o planejamento de ferramentas pedagógicas que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem dessas habilidades, de forma a instigar o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes. Considerando estes fatores, a exibição de filmes que despertassem competências socioemocionais dos alunos foi a principal escolha para o processo de inserção, desenvolvimento e estimulação dessas habilidades, a exemplo do autoconhecimento, colaboração, resiliência e empatia. Após a exibição dos filmes foram realizadas rodas de conversa, elaboração de resumos sobre os filmes, com a finalidade de resgatar do aluno a impressão deixada pela ação pedagógica desenvolvida. Ainda com o intuito de compreender o efeito desta ação, foi elaborado um questionário com perguntas relacionadas à exibição dos filmes contextualizando com a opinião do público-alvo. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos considerou excelente o uso de filmes nas aulas de Socioemocional, além de concordarem com a adequação destes às temáticas desenvolvidas durante as aulas, como a identificação das emoções e os conflitos na adolescência.