Compreender a Educação Infantil como uma etapa da vida escolar de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, nos motivou a voltar nossas atenções para os processos de aprendizagem que emergem nesta fase. Este trabalho é o resultado de uma consistente prática pedagógica que envolve o ensino de matemática numa instituição privada de Educação Infantil da cidade de Maceió. Todas as ações são focadas na construção de conceitos matemáticos que subjazem à compreensão do Sistema Numérico Decimal, propiciando a aquisição de competências pré-operatórias e operatórias, respectivamente. Considerando a matriz piagetiana e todas as referências que envolvem a Teoria da Epistemologia Genética – com especial destaque para os estágios de desenvolvimento, que transitam entre um sujeito meramente reflexo a um sujeito com a competência de pensar de forma lógica, conduzimos a prática pedagógica de forma a ampliar gradativamente o nível de intervenção, a fim de que ocorram saltos qualitativos no desenvolvimento de cada sujeito. Tomando também como referência o sócio interacionismo de Vygotsky, com ênfase especial no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, apontamos a importância de boas intervenções para que a aprendizagem possa ocorrer. São partilhadas aqui as estratégias que culminam em um trabalho exitoso, com impacto direto em toda trajetória escolar de cada sujeito.