Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTRATÉGIA DO ENDOMARKETING EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA - FACET/PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88979
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2115
    "inscrito_id" => 12196
    "titulo" => "A ESTRATÉGIA DO ENDOMARKETING EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA - FACET/PE"
    "resumo" => "Trazer para um debate organizacional as discussões e fundamentos teóricos da importância dessas estratégias do Endomarketing nas instituições de ensino superior a partir da descoberta da sua existência ou não na mesma, assim evidenciar o seu papel fundamental para a propaganda eficaz do serviço prestado para a sociedade. Podendo dessa maneira abrir com esse trabalho de pesquisa o debate que corrobore com o olhar sobre esse marketing interno que busca a valorização e a satisfação dos seus clientes sendo eles os seus primeiros consumidores, os colaboradores da empresa. Discutir as consequências que são acarretadas com o desuso de tão importante ferramenta que por vezes passa despercebido pelos administradores e perde-se a oportunidade de ouvir e executar consequentemente atrativos para conquistar seus colaboradores ao uso dos seus produtos/serviços. Com a competitividade do mercado cada vez mais em alta e a busca pela sobrevivência fica afiada a empresa e neste caso a Instituição de Ensino Superior precisa voltar-se para si, para os seus e, com isso, ir ao público alvo fortalecido e sem chances para contrapropaganda que pode resultar em prejuízos quanto à falta de verdade e credibilidade, bem como fortalecer os vínculos com seus funcionários e a fidelização que é preciso. O tema abordado neste trabalho levanta algumas técnicas do Endomarketing que favoreça a comunicação interna e estabeleça dentre os funcionários da empresa a informação que é capaz de motivar e contribuir para a participação de todos. Quando ocorre o processo de recrutamento e seleção e até a entrada definitiva do colaborador o mesmo precisa se familiarizar com o ambiente organizacional, sua cultura. Objetivos e valores da empresa, bem como deve ser transmitida a ideia de que todos estão envolvidos no processo de desenvolvimento da instituição. O endomarketing dentro de suas atribuições agrega valor e fomenta nos colaboradores para que os mesmos encantem e passem confiança para os clientes da instituição. Segundo Kotler (1988, p. 40 apud Dias Bruna, 2011), “marketing interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis, que desejam atender bem aos consumidores”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12196_TB2115_27072022103434.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALISSON DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON OLIVEIR"
    "autor_email" => "alisson_oliveira0@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88979
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2115
    "inscrito_id" => 12196
    "titulo" => "A ESTRATÉGIA DO ENDOMARKETING EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA - FACET/PE"
    "resumo" => "Trazer para um debate organizacional as discussões e fundamentos teóricos da importância dessas estratégias do Endomarketing nas instituições de ensino superior a partir da descoberta da sua existência ou não na mesma, assim evidenciar o seu papel fundamental para a propaganda eficaz do serviço prestado para a sociedade. Podendo dessa maneira abrir com esse trabalho de pesquisa o debate que corrobore com o olhar sobre esse marketing interno que busca a valorização e a satisfação dos seus clientes sendo eles os seus primeiros consumidores, os colaboradores da empresa. Discutir as consequências que são acarretadas com o desuso de tão importante ferramenta que por vezes passa despercebido pelos administradores e perde-se a oportunidade de ouvir e executar consequentemente atrativos para conquistar seus colaboradores ao uso dos seus produtos/serviços. Com a competitividade do mercado cada vez mais em alta e a busca pela sobrevivência fica afiada a empresa e neste caso a Instituição de Ensino Superior precisa voltar-se para si, para os seus e, com isso, ir ao público alvo fortalecido e sem chances para contrapropaganda que pode resultar em prejuízos quanto à falta de verdade e credibilidade, bem como fortalecer os vínculos com seus funcionários e a fidelização que é preciso. O tema abordado neste trabalho levanta algumas técnicas do Endomarketing que favoreça a comunicação interna e estabeleça dentre os funcionários da empresa a informação que é capaz de motivar e contribuir para a participação de todos. Quando ocorre o processo de recrutamento e seleção e até a entrada definitiva do colaborador o mesmo precisa se familiarizar com o ambiente organizacional, sua cultura. Objetivos e valores da empresa, bem como deve ser transmitida a ideia de que todos estão envolvidos no processo de desenvolvimento da instituição. O endomarketing dentro de suas atribuições agrega valor e fomenta nos colaboradores para que os mesmos encantem e passem confiança para os clientes da instituição. Segundo Kotler (1988, p. 40 apud Dias Bruna, 2011), “marketing interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis, que desejam atender bem aos consumidores”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12196_TB2115_27072022103434.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALISSON DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON OLIVEIR"
    "autor_email" => "alisson_oliveira0@hotmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Trazer para um debate organizacional as discussões e fundamentos teóricos da importância dessas estratégias do Endomarketing nas instituições de ensino superior a partir da descoberta da sua existência ou não na mesma, assim evidenciar o seu papel fundamental para a propaganda eficaz do serviço prestado para a sociedade. Podendo dessa maneira abrir com esse trabalho de pesquisa o debate que corrobore com o olhar sobre esse marketing interno que busca a valorização e a satisfação dos seus clientes sendo eles os seus primeiros consumidores, os colaboradores da empresa. Discutir as consequências que são acarretadas com o desuso de tão importante ferramenta que por vezes passa despercebido pelos administradores e perde-se a oportunidade de ouvir e executar consequentemente atrativos para conquistar seus colaboradores ao uso dos seus produtos/serviços. Com a competitividade do mercado cada vez mais em alta e a busca pela sobrevivência fica afiada a empresa e neste caso a Instituição de Ensino Superior precisa voltar-se para si, para os seus e, com isso, ir ao público alvo fortalecido e sem chances para contrapropaganda que pode resultar em prejuízos quanto à falta de verdade e credibilidade, bem como fortalecer os vínculos com seus funcionários e a fidelização que é preciso. O tema abordado neste trabalho levanta algumas técnicas do Endomarketing que favoreça a comunicação interna e estabeleça dentre os funcionários da empresa a informação que é capaz de motivar e contribuir para a participação de todos. Quando ocorre o processo de recrutamento e seleção e até a entrada definitiva do colaborador o mesmo precisa se familiarizar com o ambiente organizacional, sua cultura. Objetivos e valores da empresa, bem como deve ser transmitida a ideia de que todos estão envolvidos no processo de desenvolvimento da instituição. O endomarketing dentro de suas atribuições agrega valor e fomenta nos colaboradores para que os mesmos encantem e passem confiança para os clientes da instituição. Segundo Kotler (1988, p. 40 apud Dias Bruna, 2011), “marketing interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis, que desejam atender bem aos consumidores”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.